Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 10:06:22
EM CAMPO LARGO  | 21º
Geral

Hospital do Rocio recebeu um dos rins da blogueira Isabelly

Uma paciente de 18 anos recebeu um rim da youtuber Isabelly Cristine dos Santos, que teve morte cerebral declarada na última quarta-feira (21), após ser atingida por um tiro na cabeça. Enfermeiro responsável pelo setor de

Hospital do Rocio recebeu um dos rins da blogueira Isabelly

Na última sexta-feira (16), o Hospital do Rocio realizou o transplante em uma paciente de 18 anos que estava internada a espera de um rim. A doadora foi a blogueira Isabelly Cristine dos Santos, de 14 anos, que foi atingida por um tiro na cabeça no litoral paranaense e teve morte cerebral declarada na quarta-feira (14).

As informações, como nome da paciente, não podem ser reveladas, pois de acordo com o Decreto da Central de Transplantes, nº 9.175 de outubro 2017, o Art. 52 traz que “na hipótese de doação post mortem, será resguardada a identidade dos doadores em relação aos seus receptores e dos receptores em relação à família dos doadores”. O Hospital apenas confirmou que a menina está se recuperando da cirurgia.

A Folha de Campo Largo conversou com Antoninho Pereira, enfermeiro coordenador de transplantes, que explicou mais sobre como é realizado o procedimento de transplantes de rim. Desde que o Hospital do Rocio iniciou com o procedimento, já foram realizadas 178 cirurgias de transplante, órgãos de origem de doadores falecidos e vivos, três na modalidade Pancreas-Rim e o local está apto para realizar também o transplante Rim-Fígado.

O tempo de cirurgia é bastante variável, mas pode durar entre três e cinco horas de procedimento. Um fato interessante é que os rins afetados não são retirados, então o receptor permanece com três órgãos no corpo. Segundo o enfermeiro responsável pela ala, é possível ter uma vida normal, tanto com três, como com um rim – no caso do doador vivo. “A doação é muito segura e não oferece riscos ao doador. Se o doador tiver complicação futura, essa não será causada pelo fato dele ter doado um rim a alguém. É totalmente seguro realizar a doação. Caso uma pessoa que doou um rim precise receber um no futuro, isso acontecerá conforme necessidade médica”, explica.

A pessoa que está recebendo o rim permanece com seus órgãos e o novo é implantado na fossa ilíaca, parte inferior do abdome, do lado direito ou esquerdo. Após a cirurgia, os cuidados devem se prolongar por mais 90 dias, que inclui certa cautela com alimentação e esforço físico. Após o prazo é possível levar uma vida normal, realizando acompanhamento médico conforme o solicitado.

Processo de compatibilidade

Encontrar um doador nem sempre é algo fácil, pois tudo depende da compatibilidade daquela pessoa com o órgão a ser recebido. Essa dificuldade aumenta quando o paciente que precisa receber é menor de idade. “Em geral, pacientes menores de idade só sofrem morte cerebral em caso de traumas ou doenças – essa que o descarta como doador. É preciso que o órgão seja compatível também no tamanho, para o recebimento. Por isso, menores de idade só podem ter como receptores outras pessoas menores de idade também. Na ocasião, a paciente que recebeu o rim ainda tinha 17 anos, completou 18 poucos dias após o recebimento do órgão, por isso o transplante pode acontecer”, conta Antoninho.

A autorização para doação de órgãos só pode ser realizada após um extenso protocolo a ser seguido. A partir do momento que ela é constatada, o corpo que está morrendo, começa a colocar os órgãos em sofrimento, por isso é importante que a cirurgia seja realizada o quanto antes. Conservado, o rim tem duração de 36 horas, um tempo bem expressivo se comparado a outros órgãos, como coração, intestino e pulmão que duram quatro horas.

Após essa constatação da morte cerebral, é realizado um exame no doador, o HDLA, cujo tem que apresentar o resultado de negativo para que possa ser compatível com algum receptor da lista de espera. Resultados positivos são compatíveis com a rejeição do órgão. Após a realização desse exame, é realizado um cruzamento de dados com as listas de espera do próprio hospital que aquele doador está alocado, posterior com a lista do estado, para só então abrir para todo o país.

Isabelly, por exemplo, doou o órgão a mais pacientes espalhados pelo país, sendo que dois ficaram dentro do Estado do Paraná.

Para doadores da família é realizado o mesmo exame, mas para que a doação seja realizada é preciso que o doador esteja em boas condições de saúde e tenha idade mínima de 18 anos. Para que amigos próximos se tornem doadores, é necessário uma autorização judicial, aprovação do conselho de ética do hospital realizador do transplante, além da apresentação de provas que comprovem o relacionamento de amizade entre os doadores, para que então a doação seja concretizada.

Isa Top Show

Isabelly tinha como sonho ser jornalista e ter seu próprio programa de televisão. Era blogueira e youtuber, contava com um canal seguido por mais de 47 mil pessoas e até o momento tinha 110 vídeos, com conteúdo de entrevistas, moda, beleza, entre outros assuntos.

No Facebook, sua página tinha mais de 14 mil curtidas e no Instagram era seguida por mais de 51 mil pessoas. As postagens atuais das páginas são de pedidos de justiça, feitos pela família.