Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 07:45:37
EM CAMPO LARGO  | 22º
Geral

IAP libera última licença para o AlphaVille em Campo Largo

Campo Largo vai receber investimentos na ordem de R$ 120 milhões em infraestrutura, gerando centenas de empregos diretos e indiretos, e contribuindo para uma radical mudança no perfil sócioeconômico e cultural da regiã

IAP libera última licença para o AlphaVille em Campo Largo

O IAP - Instituto Ambiental do Paraná acaba de liberar a última licença que faltava para o início das obras de construção do maior empreendimento imobiliário do Paraná, o AlphaVille Paraná, nome dado ao condomínio fechado Alphaville Empreendimentos, na Fazenda Timbotuva, região do Ferraria. Com isso, Campo Largo vai receber investimentos na ordem de R$ 120 milhões em infraestrutura, gerando centenas de empregos diretos e indiretos, e contribuindo para uma radical mudança no perfil sócioeconômico e cultural da região.

A liberação da licença ambiental há muito era aguardada pelos empreendedores, pela Administração do Município e pela população em geral. O prefeito Marcelo Puppi estava pessoalmente empenhado na liberação das licenças do empreendimento e, na manhã da última quarta-feira (10), esteve no IAP onde recebeu a notícia. Ao comemorar a conquista, destacou a importância da implantação do empreendimento no Município, como fator de geração de empregos, renda, impostos e desenvolvimento.

AlphaVille

O prefeito Marcelo Puppi costuma lembrar que a região do Ferraria é guardiã de grande parte da história do Paraná e de Campo Largo, desde o ciclo do Ouro, e da Erva Mate, ao caminho dos Tropeiros e a primeira ligação da região de Curitiba com os campos gerais e o resto do Estado. Lembra que nas últimas décadas a região sofreu com uma rápida proliferação de loteamentos e muitas promessas dos loteadores, quando as infraestruturas não foram cumpridas, sobrando a responsabilidade para o município. Ainda hoje, na região, muitos moradores que compraram lotes há 10, 20, 30 anos, não têm título da propriedade, e isso acaba sendo um grande problema para todos.

Por isso o prefeito comemorou a liberação da última licença do AlphaVille, porque ele acredita que este é um projeto perfeito, que cumprirá todas as exigências legais, municipais, estaduais e federais, servindo de modelo e exemplo para todo o País.

O AlphaVille de Campo Largo manterá a preservação do Rio Verde e terá cerca de 72% da área total do empreendimento preservada, com somente 28% construída. O prefeito destaca o volume de recursos a serem investidos e aponta para o crescimento da cidade, com a instalação de escolas de qualidade e obras na BR-277, para garantir mais segurança e melhor fluidez no tráfego urbano que será ampliado com a implantação do condomínio.

O Alphaville Empreendimentos é uma das maiores empresas do ramo, no País, presente em mais de 22 Estados e o Distrito Federal, com mais de 88 empreendimentos já implantados, onde se busca, sempre, a segurança, a proteção ao Meio Ambiente, estruturas de lazer, tecnologia de infraestrutura, conveniência, bom investimento e autogestão.

A parte cultural também não será esquecida no AlphaVille, as ruínas da mineradora farão parte da história e a empresa será responsável pela urbanização, com pavimentação, drenagem, iluminação e paisagismo.

O empreendimento do AlphaVille em Campo Largo preservará as áreas de mata nativa, em meio a um território de 374 hectares, mais de 5 milhões de metros quadrados, cortado pela rua Mato Grosso. Os cálculos iniciais são de que cada habitante do condomínio terá 542m2 de área verde, em média. O empreendimento terá acessos para as comunidades no entorno, e será pavimentada a Estrada do Rio Verde em um trecho de 1,7km, ligando o condomínio com a Rua Mato Grosso e a BR-277.

A ocupação será gradativa, com a construção de quatro condomínios. A estimativa é de 30% de ocupação até o primeiro ano, com 1.016 habitantes, 50% até o décimo ano e 85% até o 25º ano.

A implantação do condomínio vai gerar mais de 550 empregos diretos na fase de obras e cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos com a ocupação. A empresa terá sob sua responsabilidade, obras de melhoria na Estrada do Rio Verde e conexões; implantação de diretriz viárias; conservação e proteção dos sistemas naturais; ocupação ordenada; garantia de qualidade hídrica e ambiental; desenvolvimento econômico com incentivo à cultura e história de Campo Largo.

 

O AlphaVille Paraná também vai contribuir para a implementação do zoneamento da Área de Preservação Permanente - APA do Rio Verde e observará um mapa de restrições ambientais como áreas inundáveis, nascentes, vegetação em estado mais avançados e beira de rio, por exemplo.

Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo