Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 10:39:13
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Geral

Lançamentos

Além dos grandes grupos e profissionais reconhecidos, também estão presentes na 19ª Feira da Louça, as empresas de médio e pequeno porte, inclusive as familiares.

Lançamentos

     Além dos grandes grupos e profissionais reconhecidos, também estão presentes na 19ª Feira da Louça, as empresas de médio e pequeno porte, inclusive as familiares que, praticamente, desenvolvem trabalhos de forma artesanal. Dentro deste grupo de empresas familiares um dos destaques é a Grejj Graus, que está no mercado há 21 anos e é responsável pela produção dos famosos canecos licenciados dos maiores times do Estado, como o Atlético  Paranaense e o Paraná Clube (o fabricante explica que não está produzindo produtos do Coritiba Futebol Clube porque não conseguiu entrar em um acordo de licenciamento com a direção do mesmo). Porém, a maior novidade da Grejj Graus hoje é a fabricação de porcelanas, pois a empresa trabalhou cerca de 20 anos produzindo cerâmica. Ao todo, são 16 funcionários na pequena fábrica que produz cerca de duas mil peças ao dia.
     Uma das empresas mais conhecidas da região, a Polovi – loja da fábrica das indústrias Germer, mais uma vez marca presença. A Polovi é uma das únicas empresas que participou de todas as edições da Feira da Louça e está presente no evento há 19 anos, desde que a Feira foi criada. Com promoções especiais para a feira, a Polovi promete produtos top de linha com preços e condições especiais.
    Entre as atrações que devem chamar a atenção na Feira da Louça estão os lançamentos de 2009 da Germer, como as linhas Bom Dia e Todo Instante, que trazem cores vivas e estampas variadas para alegrar o cotidiano dos consumidores. Outra novidade é a linha Chef Gourmet, que foi criada para quem gosta de gastronomia e procura inovar no momento de servir.
     Artesanato paranaense  é sucesso nacional - E como nos anos anteriores, o Atelier Fedalto e Otero traz grandes novidades ao evento. O estande de vendas será inspirado em uma tenda indiana e apresentará dezenas de peças que foram utilizadas na gravação da novela Caminho das Índias, da Rede Globo. Os artesãos paranaenses criaram elefantes, castiçais, deuses indianos e até um cofrinho batizado como mini Buda.  “Esta é uma linha de produtos que promete encantar as nossas consumidoras, que se deixam levar pela tendência indiana, presente hoje no ramo de Decoração no Brasil”, garante Anderson Otero, artesão e administrador da empresa.
     Modernização - A Incepa, empresa do grupo Roca, uma potência do setor cerâmico de Campo Largo, já garantiu sua participação no evento. De acordo com o presidente da empresa, Celso Cavalli, “a Incepa é uma empresa que respeita todas as regras de preservação ao meio ambiente e 100% dos equipamentos da fábrica que consomem combustível utilizam o gás natural, que é o menos poluente que existe. Todas as emissões de partículas por chaminés são controladas atendendo as normas ambientais.” O quadro de funcionários da empresa conta com 900 empregos  diretos e aproximadamente 200 indiretos. Cavalli relata que “com relação à Economia, houve pressão que tornou o mercado mais disputado, porém não houve retração. Nossa expectativa para fechar o ano é continuar num  ritmo de recuperação gradativa e crescente para terminar 2009 com um crescimento no mercado nacional de até 5% na média, em relação ao ano anterior.”
     Uma das grandes novidades que a Incepa reserva para lançar na feira é o “Parede Fácil”, um produto revolucionário para quem trabalha com reforma e construção. Trata-se de um revestimento específico para paredes, sendo 30% mais fino que os revestimentos convencionais e que pode ser aplicado por cima dos revestimentos antigos como também em paredes novas. Esse diferencial oferece economia na mão-de-obra; maior limpeza e organização na área a ser trabalhada e uma redução significativa de tempo de obra.
     Ainda dentro do grupo das maiores empresas do setor, vale ressaltar a modernização dos equipamentos da Germer Porcelanas Finas, que também caminha a passos largos em busca da otimização no processo de queima, no que diz respeito à questão ambiental. De acordo com José Canisso, presidente do Sindilouça PR, “a empresa tem investido em novos equipamentos, que garantem uma alta qualidade de produtividade e respeitam o meio ambiente.” A Germer é representada pela Polovi.
     Impostos   - O setor é responsável por 60% da arrecadação do município. Mesmo quando as exportações de motores eram expressivas e as montadoras estavam sediadas em Campo Largo, o setor cerâmico se manteve como principal arrecadador de impostos municipais.
     Geração de empregos  - Oficialmente, o setor cerâmico de Campo Largo conta com 25 empresas. O presidente do Sindilouça- PR, José Canisso, cita que a geração de empregos diretos e indiretos está em torno de 12 mil, em toda sua cadeia produtiva. 
     O evento - A 19ª Feira da Louça acontece até o dia 12 de outubro, no Ginásio de Esportes Rondinha, que fica na Rodovia do Café, BR 277, Km 20, entrada de Campo Largo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 14 às 22 horas e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 22 horas. Os ingressos custam R$ 3,00. Crianças até 12 anos e idosos acima de 60 anos não pagam ingressos.