Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 05:56:33
EM CAMPO LARGO  | 21º
Geral

MEC divulga cronograma do Sisu, ProUni e Fies

MEC divulga cronograma do Sisu, ProUni e Fies

Na última quarta-feira (18) o Ministério da Educação divulgou as datas de inscrição da edição 2017 dos programas Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e também do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As inscrições para o Sisu estarão abertas a partir do dia 24 de janeiro até o dia 27. Estão disponíveis 238 mil vagas em 131 instituições em todo o país. Para se inscrever, basta acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição do Enem e escolher por ordem de preferência qual curso quer seguir e em qual instituição de ensino. Durante o período de inscrição, as notas de cortes são atualizadas diariamente e o estudante pode mudar de curso ou instituição, mas o que vale é sempre o resultado da última inscrição realizada. Estudantes de escolas públicas e particulares podem participar do Sisu.
Já as inscrições para o ProUni acontecem do dia 30 de janeiro até o dia 02 de fevereiro. O programa oferece bolsa de estudos em universidades particulares em todo o país, podendo ela ser integral, 100%, ou parcial, 50%.

Há também algumas regras para se inscrever no ProUni: o estudante deve ter tirado nota superior a 450 pontos na média e acima de zero na redação, não pode ter diploma no ensino superior, ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente como bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino.

A renda familiar também é outro critério para o ProUni. Para concorrer à bolsa integral o candidato cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo. As bolsas parciais são para os casos em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.

O Fies tem seu período de inscrição do dia 06 até o dia 09 de fevereiro, e oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano e o estudante só começa a pagar após a formatura.