Terça-feira às 16 de Abril de 2024 às 09:05:23
EM CAMPO LARGO 19º | 23º
Geral

Nove crianças especiais aguardam a contratação de tutores em Campo Largo

Nove crianças especiais aguardam a contratação de tutores em Campo Largo

Recentemente, uma leitora questionou a contratação de tutores para crianças especiais por parte da Prefeitura. A Redação da Folha de Campo Largo entrou em contato com a Secretaria de Educação e conversou com a Coordenadora da Educação Especial, Claucia Pinheiro, que explicou a situação.

Claucia esclareceu que, pela lei, alunos que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA) necessitam de apoio permanente de professores especializados e crianças com atraso neuropsicomotor ou deficiência múltipla podem receber tutores estagiários. “As escolas e creches que receberam matrículas dos alunos que necessitavam de um atendimento especial enviaram à Secretaria um ofício e também laudo comprovando essa necessidade. Após isso foram feitas visitas técnicas da Secretaria para averiguar melhor a situação”, conta.

A contratação desses profissionais seria realizada na metade de março, mas foi embargado e houve necessidade da abertura de um processo seletivo, que aconteceu no início de abril, com chamada para metade de maio. Até então eram 34 crianças que precisavam do atendimento, mas durante esse processo apareceram mais dez que realizaram a matrícula na rede municipal de ensino, fechando em 44 crianças que necessitavam de tutores.

Ao todo foram chamados 37 estagiários, mas quatro optaram por final de lista e outros três não compareceram. Como ainda não foram preenchidas todas as vagas, será necessário abrir um novo processo para contratação. Hoje, de todas as crianças matriculadas, 27 são atendidas por professores de apoio permanente, 27 estão sobre tutela de estagiários e outras nove crianças ainda aguardam a contratação.