Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 07:10:16
EM CAMPO LARGO 11º | 22º
Geral

Pagamento de transporte escolar deve ser mantido

Muitos pais e alunos estão em dúvida a respeito de como devem agir no caso de serviços contratados

Pagamento de transporte escolar deve ser mantido

Muitos pais e alunos estão em dúvida a respeito de como devem agir no caso de serviços contratados, como o de transporte escolar, já que as aulas em algumas universidades estaduais e federais, e das escolas municipais de Campo Largo estão suspensas por mais uma semana e com previsão de volta para dia 24. O Procon informa como o contratante deve agir perante essas situações.

A assessora técnica do Procon de Campo Largo Cleri Carvalho Barros explica que se um contrato foi assinado para 12 meses, o pagamento deve ser feito rigorosamente, pois a prestadora do serviço é obrigada a fazer a reposição.

Para os contratos feitos com empresas de transporte escolar não há motivos para serem cancelados, pois com o retorno das aulas o serviço será utilizado normalmente, e até mesmo durante a reposição de aulas. “Para quem ainda está indeciso o diálogo entre ambas as partes, contratado e contratante, também é bem vindo”, diz Cleri.

Já no caso de mensalidade escolar, com o retorno das aulas nas escolas particulares para a próxima segunda-feira (17) o modo para saber como os conteúdos adiados serão retomados pelos professores vai partir de uma decisão do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe-PR). Mas de acordo com Cleri o sindicato vai estudar a melhor maneira de repor as aulas para que os alunos em momento nenhum sejam prejudicados.

Segundo o presidente do Sinepe-PR, Ademar Batista Pereira, a decisão para a volta das aulas nas escolas particulares foi pata evitar que o calendário escolar fosse comprometido e com o risco da reposição das aulas avançar para 2010.

No caso dos funcionários que trabalham em escolas particulares e estaduais o valor do salário não vai sofrer alterações, pois o tempo de cancelamento das aulas será reposto em data a ser definido pelos órgãos que regem a classe.

Cuidadores da Gripe

As escolas da rede estadual terão o auxílio de pessoas responsáveis pelos primeiros cuidados com quem apresentar sintomas de gripe. O programa “Cuidadores da Gripe”, uma parceria das Secretarias Estaduais da Saúde e da Educação, foi lançado oficialmente na última terça-feira (11), durante a reunião semanal da Escola de Governo. “A escola como espaço educativo e de informação pode se converter num fator de ajuda para combater a gripe”, disse a secretária da Educação Yvelise Arco-Verde.

Cada estabelecimento de ensino da rede estadual e conveniada terá uma pessoa em cada turno da escola que vai assumir as responsabilidades de cuidador. Ela terá formação específica e receberá um kit para fazer as primeiras intervenções necessárias à prevenção da gripe. Caso seja detectado aluno com suspeita de gripe, o cuidador vai encaminhar o estudante para casa, orientar a família e avisar os agentes de saúde locais.

Yvelise ressaltou que, desde a suspensão das aulas, foram realizadas reuniões com os chefes de Núcleos de Educação, diretores, professores e funcionários, para que discutir ações de prevenção à gripe.

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, destacou as ações conjuntas das secretarias. “A parceria com a Secretaria da Educação foi importante para que os profissionais dos postos de saúde recebessem orientações através da TV Paulo Freire nas escolas”, disse o secretário.

Segundo Martin, algumas medidas simples de higiene ajudam a desacelerar a transmissão da influenza A (H1N1). Entre elas estão lavar as mãos frequentemente; cobrir o rosto com um lenço ao tossir ou espirrar; usar máscaras, no caso de pessoas gripadas; higienizar superfícies, como mesas, maçanetas e telefones, e manter uma distância considerável quando conversar com alguém, já que o vírus pode ser projetado até dois metros de distância.

Atendimento

Desde segunda-feira (10) quando os bancos adotaram algumas medidas de prevenção para o contágio da nova gripe, como a entrada de 10 pessoas a cada quatro guichês, muitos consumidores ligaram ao Procon de Campo Largo reclamando sobre o tempo de espera superior a 20 minutos na fila e que às vezes chega à uma hora. A Lei Estadual 13.400 de 26 de dezembro de 2001 obriga os bancos a atenderem o consumidor em até 20 minutos em dias normais. Mas Cleri comenta que devido o caso ser atípico o Procon não está fazendo essa cobrança dos bancos “ao ficar do lado de fora do estabelecimento, é um benefício para o próprio consumidor”, diz.

Para quem tem audiências marcadas no Procon de Campo Largo a data e o atendimento continuam normalmente.