Quinta-feira às 18 de Abril de 2024 às 01:02:04
EM CAMPO LARGO 12º | 23º
Geral

Papai Noel há 11 anos

Antonio Carlos Buch dedica-se ao trabalho de Papai Noel e, quando não está atuando como Papai Noel, é vendedor de cuias.

Papai Noel há 11 anos

26/12/2016

O Papai Noel não precisa vir do Pólo Norte para visitar as crianças campo-larguenses no Natal, na verdade, ele mora bem perto do Centro, no bairro Bom Jesus, junto da Mamãe Noel e um ajudante. Lá, há diversos presentes embalados para entregar às crianças no dia de Natal. Hoje ele é o Papai Noel Oficial de Campo Largo e recebe as chaves da Casinha do Papai Noel das mãos do prefeito e da primeira dama.

O nome verdadeiro do Papai Noel é Antonio Carlos Buch, que há 11 anos dedica-se ao trabalho de Papai Noel e, quando não está atuando como Papai Noel, é vendedor de cuias. Embora o início tenha acontecido de uma forma pouco comum, o trabalho é feito de forma muito responsável e amorosa. “Eu dizia que nunca seria Papai Noel, porque a minha semelhança com ele é muito grande, mas uma vez fui ao Centro de Campo Largo para ir ao banco e eles estavam montando uma Casinha do Papai Noel. Percebi que quando passei ficaram me olhando, porque na verdade ainda não tinham um homem para ser o Papai Noel, e como eu estava com o cabelo e a barba mais compridos, chamei atenção.”
Buch então foi alcançado por um dos organizadores que pediu para que ele fosse conversar com as demais pessoas responsáveis pela Casinha do Papai Noel. Em um primeiro momento ele relutou, mas disse que ia pensar. “Vesti a roupa e começaram a aparecer crianças de todos os lados, várias, e eu comecei a brincar com elas. Uma hora foi suficiente para eu descobrir que eu era o Papai Noel”, relembra.

Com o passar dos anos, o Papai Noel Buch foi desenvolvendo e aperfeiçoando suas habilidades como personagem. “Esses dias, na Casinha do Papai Noel no Centro, uma menininha pequena chegou e veio só me abraçar. Ela queria só o abraço porque estava com saudades”, relembra. E também não são raras as vezes que ele é parado com pedidos de fotos. “Às vezes, principalmente quando eu viajo, chegam várias pessoas, até homens adultos, com pedidos de fotos. Também quando entro nos lugares já ouço ‘olha o Papai Noel!’”, conta.

Orli Terezinha Dallagrana Buch, esposa e Mamãe Noel, começou ainda esse ano a trabalhar junto dele. “Eu não queria ir porque sou tímida, mas amo crianças, tanto que tenho seis filhos. O Papai Noel que me convenceu a ir. Mas eu ainda acho que ele é o principal, é por causa dele que as crianças vão, eu vou mais para ajudar”, diz.

Nesses 11 anos de trabalho, o Papai Noel Buch já enfrentou algumas situações engraçadas. “Lembro da primeira vez que eu fui até uma casa de uma família de Campo Largo. Cheguei lá, cumprimentei e um senhor me levou até uma sala. Quando ele abriu a porta, tinham reunido a família toda, muitas crianças e o homem falou ‘agora é com você’, eu suei frio. Mas brinquei e conversei com as crianças, foi divertido, hoje quanto mais gente melhor”, relembra. Histórias tristes também fazem parte do roteiro do Papai Noel. “Lembro da vez que fui visitar o Anderson Paulart Junior, que tinha Leucemia, vi ele carequinha. Lembro como se fosse hoje. Saí de lá chorando. Outra vez encontrei o Nyltow Rafael, lembro como se fosse ontem da conversa que tivemos”, se emociona.

Trabalho voluntário
Nesse ano, o Papai Noel iniciou um projeto voluntário para arrecadação de brinquedos que foram doados às crianças campo-larguenses. Foram arrecadados mais de dois mil brinquedos, onde aproximadamente 750 ainda estão na casa dele. “A cada brinquedo doado ele tirava uma foto e postava no Facebook agradecendo. Assim as doações foram acontecendo e crescendo cada vez mais”, conta a Mamãe Noel.

“O que mais me impressionou foi que vieram doações de Curitiba para cá também. Só encerrar esse Natal e já vou começar a planejar o de 2017, quero fazer uma ação social bem pensada, nas comunidades e no hospital, para doar brinquedos a quem realmente precisa. Também teve pessoas com pouca condição financeira que ajudou doando para nós”, conta.

O Papai Noel Buch ainda está recebendo doação de brinquedos novos ou usados em bom estado. É possível entrar em contato com ele pelo Facebook (https://www.facebook.com/papainoelbuch.buch?fref=ts). “Nós agradecemos muito aos campo-larguenses que nos ajudaram a arrecadar tantos brinquedos e contribuíram com um Natal ainda melhor para essas crianças, e continuem ajudando a quem precisa. Feliz Natal”, finaliza.