Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 05:10:34
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Geral

Peças de argila feitas em torno chamaram atenção na Feira da Louça

O torno permite criar e o artesão nunca perde a peça, que pode ser em tamanhos diferentes e sempre com inovações

Peças de argila feitas em torno chamaram atenção na Feira da Louça

Talvez pelo sucesso que fez em uma cena romântica do filme Ghost: Do outro lado da vida, em 1990, o trabalho de artesãos ao produzirem vasos de cerâmica em um torno sempre chama muita atenção.

Isso pôde ser percebido nesta 27ª Feira da Louça, que realizada na última semana no Ginásio da Rondinha. A artesã Evelyn Passos, é uma das pessoas que realiza este belo trabalho, transformando argila em vasos e peças decorativas.

Ela afirma que “cada peça é única, vai do momento”. Pode iniciar com um vaso, mas mudar e finalizar sendo outra peça decorativa. O torno permite criar e o artesão nunca perde a peça, que pode ser em tamanhos diferentes e sempre com inovações.

Segundo ela, a argila tem que ser a terracota, a mesma utilizada para fazer tijolo e telha, com a qual o produto pode ser colocado no tempo. Após finalizada, pode deixar natural ou pintar. Evelyn já chegou a fazer totem com três metros de altura com esta técnica, montando partes separadas, com sobreposição.

Evelyn (62) há um ano faz peças no torno, mas desde criança desenvolve seu lado artístico. Ela, que é nascida em União da Vitória, veio para Campo Largo aos 05 anos de idade. Conta que sua mãe era artista, pintava telas e fazia esculturas em madeiras, seu pai trabalhava com olaria. Desde pequena esteve envolvida com arte, faz mosaico, pintura, escultura em madeira, desenho em grafite, um pouco de tudo, sempre buscando novidades, com destaque para seu gosto com o trabalho com argila (à mão livre ou no torno).

“O barro traz uma energia muito boa. Estou sempre inventando alguma coisa”, detalha. Segundo ela, as pessoas mais velhas são as que mais valorizam o trabalho e os mais jovens estão deixando um pouco de lado este gosto.

Para ela, trabalhar como artesã é se realizar, é uma terapia. Atualmente, ela é coordenadora do Cestec, onde dá curso de cerâmica, e participa da Associação de Artesãos. Na Feira da Louça está com stand junto com os artistas Monica Bora, Shirlei Machado e Bernadeth Leck.