Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 09:32:10
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Geral

Pelo menos 7.500 famílias têm direito ao Kit Digital

É importante realizar o agendamento o quanto antes, pois há poucos horários vagos e quem não retirar até o dia 15 de janeiro pode perder o direito de receber o kit

Pelo menos 7.500 famílias têm direito ao Kit Digital

As famílias que realizaram o Cadastro Único até julho desse ano têm direito de receber o Kit Digital, oferecido pelo Governo Federal. Em Campo Largo serão distribuídos 7.500 kits às famílias pertencentes, que também receberão uma miniaula explicativa para a instalação do equipamento, evitando gastos para a contratação de um técnico. O kit é composto de um conversor digital e uma antena.

Para realizar o agendamento da retirada do kit é necessário ligar para o telefone 147 ou acessar ao site www.sejadigital.com.br, e informar o CPF ou o NIS, número de participação no Cadastro Único. Quem não possuir telefone ou internet em casa pode procurar o CRAS mais próximo de sua residência para realizar o agendamento. A retirada deve ser realizada nos Correios, local onde também é realizada a miniaula para explicação de como deve ser feita a instalação, para melhor aproveitamento do sinal digital.

Aqueles que receberem o kit, ao instalar aparecerá uma tela solicitando o número do CPF ou NIS, que levará o beneficiado a concorrer 30 prêmios de dois mil reais. É importante realizar o agendamento o quanto antes, pois há poucos horários vagos e quem não retirar até o dia 15 de janeiro pode perder o direito de receber o kit.

“É importante que o beneficiado busque o kit que é de seu direito, pois aí teremos três vantagens: a primeira é que essas pessoas não precisarão gastar dinheiro com a compra de um kit ou uma televisão nova, em segundo lugar que o impacto na natureza também será menor, pois, imaginem 7.500 televisores sendo descartados, muitas vezes sem destino correto. Isso seria altamente prejudicial à natureza. E por último e mais importante é garantir que a informação chegue à casa dessas pessoas, promovendo um direito que é assegurado pela Constituição Federal, que é o direito à informação”, diz Tiago Maister, secretário de Desenvolvimento Social.

Menos de 100 dias

Em menos de 100 dias o sinal analógico será desligado em definitivo em todo o território nacional. No dia 31 de janeiro de 2018, todos os televisores que não estiverem aptos a receber o sinal, não conseguirão reproduzir programas da televisão aberta.

Televisores adquiridos após 2010, em sua maioria, já possuem o conversor integrado. Televisores que possuem o selo DTV já indicam que possuem o conversor. Televisores de LED, LCD, plasma sem selo ou de tubo provavelmente não são digitais e necessitam de um conversor.

Depois de constatada que a TV não é digital, é necessária a instalação de uma antena interna, externa ou coletiva e um conversor para recebimento do sinal. Depois de instalado, deve ser realizada a busca de canais.

Campo Largo tem hoje um transmissor digital, que é da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), localizada no bairro Itaqui. Essa região é considerada de sombra, e com o transmissor na área a emissora consegue transmitir um sinal de qualidade para a maioria dos bairros. Outros bairros que também são consideradas áreas de sombra são os bairros do São Caetano, Bateias, Botiatuva, Três Córregos e Balsa Nova. A indicação dos técnicos é para que as antenas sejam direcionadas para o Leste, sentido Curitiba, local onde há um maior número de antenas e que permitem conseguir um maior número de canais com qualidade.

Foto: Agência Brasil