Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 11:01:44
EM CAMPO LARGO 17º | 27º
Geral

População tem direito a receber medicamentos gratuitamente pelo programa Farmácia Popular

Nesta semana, a Folha de Campo Largo recebeu a reclamação de que falta remédios na Unidade Básica de Saúde do Centro, a qual há quatro semanas não dis­ponibilizava o remédio Lozartana Pot&a

População tem direito a receber medicamentos gratuitamente pelo programa Farmácia Popular

Nesta semana, a Folha de Campo Largo recebeu a reclamação de que falta remédios na Unidade Básica de Saúde do Centro, a qual há quatro semanas não dis­ponibilizava o remédio Lozartana Potássica, usado por pacientes hipertensos. Porém, este é um dos medica­mentos distribuidos gratuitamente, custeado pelo Go­verno Federal. Além deste medicamento, remédios para controlar a diabetes e a asma também são gratuitos. Há remédios que apresentam um grande desconto quan­do adquiridos por meio do programa. A intenção do Go­verno é manter controlada essas doenças, promovendo qualidade de vida aos brasileiros.

Para adquiri-los, basta apresentar um documen­to oficial com foto, a receita médica dentro da validade (180 dias ou 365 para anticoncepcionais), que não pre­cisa necessariamente ser da rede pública, porém preci­sa ser credenciado ao Conselho Regional de Medicina, além do endereço do consultório ou hospital da origem da receita e nome e endereço completos do paciente e data da prescrição.

A lista de medicamentos que participam do pro­grama possui 35 remédios, sendo 20 gratuitos e o res­tante com copagamento, estes incluem contraceptivos, para controle de colesterol, para rinite, glaucoma, oste­oporose e Mal de Parkinson. O programa também com­preende uma lista com marcas de fraldas geriátricas disponibilizadas.

As farmácias particulares participantes apresen­tam um banner dizendo “Aqui Tem Farmácia Popular”. As listas estão disponíveis nas farmácias participantes e também no site http://portalms.saude.gov.br/acoes-e­-programas/farmacia-popular, e são atualizadas a cada dois anos.

Sobre a falta de medicamentos nas unidades de saúde, a Secretaria de Saúde respondeu que “o que está em falta é a matéria-prima do remédio, por isso, o fornecedor não entregou a compra. Foi conseguido pela Secretaria medicamentos emprestados e a par­tir desta segunda-feira (19) já estará nas unidades. De fato o medicamento chegou a faltar, mas não por mui­tos dias, porque a Secretaria já havia feito uma reserva, para tentar evitar situações como essa”.