VERSÃO IMPRESSA
anteriores
EM CAMPO LARGO 17º | 31º
Quinta-feira | 19 de Outubro de 2017 05:00

Prefeitura de Campo Largo inicia programação do Outubro Rosa

 tema da Campanha em Campo Largo este ano é “Sempre há Tempo”, que alerta as mulheres sobre a importância de sempre separar um tempo para cuidar de sua saúde

Por: Prefeitura de Campo Largo

A Secretaria de Saúde de Campo Largo está empenhada no desenvolvimento de ações de orientação e prevenção do câncer de Mama durante o Outubro Rosa, incentivando a realização do autoexame das mamas e os cuidados com a saúde feminina.

O tema da Campanha em Campo Largo este ano é “Sempre há Tempo”, que alerta as mulheres sobre a importância de sempre separar um tempo para cuidar de sua saúde.

A campanha tem por objetivo divulgar informações gerais sobre o câncer de mama e colo uterino, promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas, informar sobre as recomendações municipais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame, promover coleta de exame preventivo de colo uterino.

A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama. No município de Campo Largo, em 2016, houve um aumento de 43% da taxa de mortalidade por câncer de mama em relação ao ano de 2015.

O autoexame de mamas permite à mulher conhecer seu corpo e perceber alterações nas mamas em pacientes de qualquer idade e deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês. O autoexame consiste na observação da coloração e presença de lesões nas mamas, presença de secreção mamilar ou de nódulos por meio da palpação em toda mama e região axilar. É importante lembrar que este exame não é um método diagnóstico, se perceber alguma alteração procure a unidade básica de saúde.

As Unidades de Saúde do município desenvolverão atividades alusivas ao tema, por meio de equipe multiprofissional, com cronograma a seguir:

1439 visitas






Sua Opinião







Últimas Notícias