Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 07:10:10
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Geral

Preparação para concursos

O professor Fredy Estupiñan fala dos benefícios dos concursos públicos

Preparação para concursos

    Para quem está desempregado ou está em um emprego onde não está satisfeito, uma solução é o concurso público, que traz em si um princípio funcional de acesso democrático aos cargos públicos, ao selecionar as pessoas pelo mérito e não pelo apadrinhamento. Tem o poder também de melhorar a qualidade do serviço público.
     Em regra, para alguém trabalhar no serviço público, é preciso passar em um concurso público. É uma seleção aberta a todos, onde a pessoa faz provas e é chamada conforme sua nota. A estabilidade é considerada a maior vantagem: os governos (federal, estadual e municipal) não demitem seus funcionários, o que só acontece com terceirizados e não concursados.
     Há também outras vantagens, como salários atrativos (algumas vezes mais altos que nas empresas privadas), carga de trabalho razoável, aposentadoria diferenciada, plano de saúde, status entre outros. Você recebe seu salário todo mês, não é demitido, tem direito a férias, 13º e demais benefícios. Outra vantagem muito importante é que o funcionário recebe do governo para servir à coletividade e sua atividade profissional será útil para o País.
    Atualmente vivemos um período com muitos concursos públicos, havendo mais de um milhão de vagas a serem abertas nos próximos anos, até 2.010. Terá concursos para mais de 50.000 vagas Federais nos três poderes e até 2015 são estimados 1000.000 de vagas disponíveis. Existem concursos para todos os tipos de atividade e para todos os níveis de escolaridade e de remuneração.
    Quem tem interesse nessa alternativa, basta procurar os sites especializados, utilizando os sites de busca, escrevendo “concurso público”. Existem também jornais especializados, que informam todos os concursos que serão abertos. Para se preparar, existem livros e apostilas, cursos presenciais e à distância.
“Se você quer ser um servidor público, deve começar a se preparar com seriedade para isso. Não pense que será rápido, nem fácil. Passar em concurso é trabalhoso, leva tempo, exige dedicação e disciplina. Por outro lado, as compensações e prêmios por esse esforço são enormes. Ou seja, vale a pena”, afirma o professor e Mestre Fredy Estupiñan Carranza.
     Embora não haja um prazo determinado, as pessoas levam em média de um a três anos para serem aprovadas, se preparar para passar ou até passar num concurso público é um investimento profissional  que traz um excelente retorno.
Em Campo Largo, a MeM Consultoria e Treinamento Educacional em parceria com a Escola San Marco está oferecendo um curso básico preparatório para concursos. Os professores são Mestres e/ou Doutores especialistas em concursos, são também professores dos cursos Aprovação e/ou Solução de Curitiba. O curso inicia no próximo dia 29. Mais informações pelos telefones: 3292-3871 ou 3032-2878 e pelo email prof.fredy@gmail.com.