Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 07:14:19
EM CAMPO LARGO  | 21º
Geral

Produção de Vinho

30-03-2010
Cinco dos principais produtores de uva e vinho de Campo Largo participaram, nos dias 23 e 24, na Escola da Uva e do Vinho da Embrapa. 

Produção de Vinho

 30-03-2010

Cinco dos principais produtores de uva e vinho de Campo Largo participaram, nos dias 23 e 24, na Escola da Uva e do Vinho da Embrapa, em Colombo, do Curso de Produção de Vinho. Nos dois dias eles aprenderam, desde o "desengarçar" (tirar as uvas dos cachos, para amassar e produzir o mosto, fermentação, "transfer" (transferência do vinho) e embalagem.

Além dos cinco produtores de Campo Largo, à frente Guilherme Iarek, presidente da Cooperativa Agrícola de Campo Largo (em formação), estava o técnico agrícola da Emater-Campo Largo, Dirlei Edson dos Reis. Campo Largo é um dos maiores produtores de uva e vinho do Paraná, com uma produção de uva de mais de 100 toneladas/ano, além de ser o maior produtor de vinho do Estado, com destaque para a Vinícola Campo Largo.           Daí a importância da participação dos campo-larguenses, no curso da Embrapa.

Vinho e suco de uva
Os produtores receberam informações sobre produção de vinho e conheceram máquinas e equipamentos de última geração, para a produção de vinho. O Curso de Treinamento e Capacitação em Vitivinicultura na Escola da Uva e do Vinho, foi criado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em parceria com a Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves (RS).

O objetivo do curso é capacitar os agricultores da Região Metropolitana de Curitiba para a produção e cultivo de uvas destinadas ao consumo direto e transformação. Durante o curso são abordadas questões ligadas à preservação ambiental, cuidado e preservação da propriedade rural, higiene na produção, aspectos socioeconômicos e, principalmente, a produção de uva e vinho, considerando a qualidade da matéria-prima e a utilização correta de insumos.