Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 09:58:11
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Geral

Professor de História lança livro sobre Educação Básica

O livro tem como base de pesquisa os planos curriculares de ensino nacional e estadual, além de uma série de autores já consagrados na área

Professor de História lança livro sobre Educação Básica

Na última sexta-feira o professor de História Marcos Roberto Barbosa fez o lançamento do seu livro “A aprendizagem histórica e os professores de História”, pela Editora Appris, trazendo um complemento para sua tese de mestrado no curso de História, e buscando explorar mais as formas de passar conteúdos na Educação Básica.

O autor é formado em História, fez seu mestrado pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e atualmente leciona para alunos de Ensino Fundamental de 6º a 9º anos e do Ensino Médio, nos Colégios Estaduais Sagrada Família e 1º Centenário. O livro tem como base de pesquisa os planos curriculares de ensino nacional e estadual, além de uma série de autores já consagrados na área.

O convite para o lançamento do livro foi feito no início do ano passado pela editora e seria somente a tese de mestrado do professor. “A minha tese está sob domínio público e disponível na internet para pesquisa. Achei melhor complementar com o que foi indicado para mim durante as orientações enquanto escrevia a tese, mas que não tive tempo para arrumar. O livro está, portanto, atualizado. Levei mais um tempo para completar e lancei”, conta.

Marcos ainda explica que o livro traz um apanhado sobre o ensino de História, que deve estar longe de decorar datas. “Sempre prezo pela qualidade do ensino. A História é na verdade uma extensão da Língua Portuguesa, pois as duas exigem um bom vocabulário, interpretação de textos e boa escrita. As provas que eu faço com meus alunos são sempre com consulta, pois quero ver de que forma eles se apropriam do conteúdo, como conseguem exprimir o que entenderam nas respostas”, diz.

O livro é indicado para futuros professores, docentes do Ensino Básico e também para pessoas que se interessem pelo tema. “É difícil professores do Ensino Básico lançarem livros e isso é algo que me incomoda. Não é porque optou pela licenciatura que deve perder o interesse e o instinto de pesquisador. Isso é benéfico para os alunos também, que podem se interessar pela área”, finaliza.

O livro está à venda no site da Editora Appris.