Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 02:39:10
EM CAMPO LARGO 11º | 22º
Geral

Professores ainda não receberam retroativo

Professores ainda não receberam retroativo

28/12/2016

A cada dois anos há um reajuste salarial aos professores, o qual acompanha o tempo de serviço e plano de carreira. Em novembro deste ano eles receberam o aumento, mas não o valor retroativo, que seria referente aos pagamentos desde janeiro. Após muitas conversas entre a classe e o Executivo, ficou acordado que no final do ano seria pago, o que não aconteceu.

Em contato com a vice-presidente da Câmara Municipal de Campo Largo, Cléa Oliveira, ela comentou que os vereadores cobraram do secretário de Educação Avanir Mastey o pagamento que é de direito dos professores, o que tinha sido confirmado pelo Executivo.

Marcia do Rocio Carloto Tottene, presidente do Sindicato do Magistério Municipal de Campo Largo, explica que existe um recurso suficiente, próprio do Fundeb, mas o problema é que faltou espaço na Folha Global, porque a Prefeitura está acima do limite de Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo ela argumenta, há varias formas de baixas, diminuindo gratificações e alguns cargos, mas o Tribunal de Contas constatou que não foi suficiente e emitiu alerta no dia 09 de novembro proibindo que fossem concedidos avanços. “Tem dinheiro do Fundeb, destinado apenas para a Educação. Não é falta de dinheiro, é falta de espaço na Folha Global”, comenta.

Segundo ela, houve negociação com a classe de que o valor seria pago após as eleições, quando então aconteceriam demissões, as quais não foram suficientes. “Estava tudo certo para se pagar o avanço e o retroativo, mas enquanto tiver o problema da Folha isso não vai acontecer. Fizeram uma denúncia no Ministério Público de que existia a possibilidade da Prefeitura pagar mesmo com o alerta do Tribunal de Contas”, conta.

Com as novas medidas da próxima gestão, para reduzir a Folha de pagamento, os professores podem vir a receber. Mas, caso não seja pago, Marcia afirma que o Sindicato pode entrar com um processo judicial. “Vamos aguardar reunião com o próximo prefeito em janeiro. Temos que esperar ver como vai ficar a Folha de janeiro, ver se vai abrir espaço para negociação, pagar tavez parcelado”, completa.