Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 06:36:27
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Geral

Projeto de aulas gratuitas de violão recebe selo do Sesi

As aulas são ministradas por um professor voluntário todas as terças e quintas-feiras e são abertas para a comunidade

Projeto de aulas gratuitas de violão recebe selo do Sesi

Quem passa pelo CMEI Vitor de Almeida Barbosa nas noites de terças e quintas-feiras, entre as 18 e 19h, pode não imaginar o projeto social que está acontecendo lá dentro. Há nove meses a instituição recebe o professor voluntário João França para aulas de violão gratuitas, que renderam um selo do Sesi.

O professor conta que a iniciativa começou quando, em uma reunião de pais e responsáveis, as professoras perguntaram quem fazia algo diferente, que poderia contribuir com a escola, no aspecto cultural. “Eu falei que tocava violão. Elas se interessaram e nós começamos a nos reunir, treinar e eu ensinei desde o zero. Fomos nos aprimorando e o primeiro desafio foi uma apresentação em uma escola, seis meses depois que começamos. Também nos apresentamos no Colégio Estadual Sagrada Família, para aproximadamente 500 pessoas.”

A ideia de inscrever o projeto no II Prêmio Sesi ODS (Objetivo Desenvolvimento Sustentável) foi das professoras, que prepararam vídeo, toda a fundamentação teórica, o relato de como iniciou o projeto. Eles não chegaram a receber o prêmio, mas receberam o selo ODS, na categoria Instituição de Ensino. Além do CMEI, outras duas escolas também receberam, a Escola Municipal Augusto Pires de Paula e Escola Municipal do Campo Professora Doraci Rodrigues Machado. A cerimônia de entrega será no dia 17 de outubro em Curitiba.

As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 18 às 19h. Nas terças-feiras as aulas são dedicadas para quem já está em um nível mais avançado, participa desde o início do projeto; neste dia também são bem-vindas pessoas que já sabem tocar um pouco do instrumento. Nas quintas-feiras as aulas são dedicadas para iniciantes, que aprendem desde os primeiros acordes e movimentos. As aulas são abertas para toda a comunidade, mas é preciso ter o instrumento para participar. Voluntários que queiram ajudar a ensinar também podem participar. As músicas ensinadas são músicas raiz, caipiras.

A diretora do CMEI, Elidia Ferreira, conta que a forma como é passada as lições do violão também é diferente, com calma e paciência. “O professor é muito paciente para ensinar a posição dos dedos, como movimentar as mãos nas cordas e ao passar as músicas. Já tentei aprender antes, tem pessoas que falam ‘olha o que eu faço e copia’, mas não é assim. Aqui respeitamos o ritmo de cada um, literalmente.”

As professoras que participam das aulas disseram que viram melhora na hora de preparar uma aula, por exemplo. “Quando pegamos o violão, as crianças já ficam atentas e não tiram os olhos do instrumento. Acredito que isso vá incentivar eles a quererem aprender a tocar também”, conta a professora Beatriz Kinap.

O CMEI Vitor Almeida Barbosa fica localizado na Rua Benedito Soares Pinto, 2300. Mais informações pelo telefone 3292-6863.