Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 12:09:26
EM CAMPO LARGO 11º | 22º
Geral

Projeto de educação no trânsito

Escola Municipal desenvolve projeto de educação no trânsito

Projeto de educação no trânsito

     Cinquenta e dois alunos da 4ª série da Escola Municipal Policarpo Miranda do bairro Itaboa desenvolveram um trabalho com ênfase na educação no trânsito. O projeto foi desenvolvido por mais de dois meses com o objetivo de conscientizar os alunos da escola e a população em geral sobre a responsabilidade que cada um tem em melhorar o trânsito, e assim reduzir o número de acidentes.
     O projeto “Educação: o caminho para um trânsito mais humano” foi desenvolvido em todas as disciplinas curriculares e foi uma ideia da professora Luciane Leal “li uma matéria que dizia que as escolas dão bastante atenção a disciplinas como Geografia, História, Matemática, Português, mas que não tem o costume de explicar o comportamento das pessoas no trânsito”, declara. Com esse pressuposto a professora juntamente com uma equipe pedagógica deram início ao projeto que encerrou na última quinta-feira (17). “Cada dia um tema era visto através de recortes de jornal, teatros, desenhos e no dia-a-dia. Os alunos estão por dentro das leis de trânsito e agora podem cobrar dos pais”, conta Luciane.
     Na 2ª feira foi feita atividades com alunos de outras séries da escola; na terça-feira realizada uma visita a Rádio Ágape; na quarta-feira organizada uma blitz educativa no período da manhã nas proximidades da escola e a tarde na Rua Centenário, onde os alunos tiveram escolta da Polícia Militar. Os alunos entregaram panfletos para ciclistas, pedestres, motociclistas e condutores. À noite, policiais militares ministraram uma palestra sobre segurança no trânsito para a comunidade. Na quinta-feira, para encerrar o projeto os alunos e a direção da escola realizaram uma passeata próximo a escola.
A aluna da 4ª série, Eliziane Ramos Coelho de 10 anos conta que aprendeu muito com as aulas “quando tiver o meu carro, vou saber respeitar as leis e ter educação no trânsito”, diz.  
     Segundo a professora o trânsito não é um processo simples. Ele envolve não apenas veículos, objetos afins, mas principalmente pessoas. “Só teremos um trânsito mais humano se despertarmos uma nova consciência onde se priorize a tolerância e a solidariedade, e que a cooperação substitua a competição e o individualismo, tão acentuados em nossa sociedade”.
     O projeto teve como base o desenvolvimento de valores e atitudes e a valorização do conhecimento para que aconteça a transformação da atual realidade do trânsito. Os objetivos foram alcançados através de momentos de observação, análise e reflexão acerca do tema.
     “Através do projeto queremos estimular nossos alunos para que possam dar os primeiros passos na educação para o trânsito e avançar em busca dessa consciência, pois uma criança educada sobre trânsito não vai ajudar a melhorá-lo só quando for motorista, ela se transforma num pedestre e/ou passageiro consciente de seus direitos e deveres”, conta Luciane.
Campanha Detran 
     O Detran/PR realiza de 18 a 25 deste mês a Semana Nacional de Trânsito (SNT) com o tema “Educação no Trânsito”. A campanha está intitulada como “A educação do trânsito está em nossas mãos”. O objetivo da campanha deste ano é promover a educação pela disseminação de valores e boa conduta. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), acontecem aproximadamente 35 mil mortes em acidentes de trânsito, por ano, em todo o Brasil. E no Paraná, em 2008, foram registrados mais de 108 mil acidentes.    Durante toda a semana, equipes vão realizar abordagens educativas em Curitiba e outras cidades. No sábado (19), acontece um grande evento na Praça Osório em Curitiba, onde várias entidades de trânsito vão expor materiais e orientar as pessoas sobre a boa conduta no trânsito.