Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 06:25:35
EM CAMPO LARGO  | 21º
Geral

Radialistas

03-11-2009

Dirceu, com a cuia, e Alexandre Lopes apresentam programas de música raiz e sertaneja.

Radialistas

03-11-2009

São seis horas de sábado, uma manhã agradável, marcando nos termômetros cerca de 22ºC, e para não perder a tradição uma cuia de chimarrão na mão. Foi dentro dessas circunstâncias que os apresentadores Dirceu Vaz e Alexandre Lopes iniciaram o programa “Show Musical” no último sábado pela Rádio Onda Livre. A temperatura foi atípica, mas a alegria em estar no estúdio continuou a mesma, com uma descontração de dar inveja.
     Alexandre Lopes sempre fez parte da Fundação Nossa Senhora da Piedade e a paixão por rádio vem da infância, o seu pai sempre teve costume de ouvir programa sertanejo. Nascido em Chopinzinho no interior do Paraná o rádio era o único meio de comunicação, há cerca de 35 anos atrás. Ouvia-se pela manhã, a tarde e a noite, e fazia parte da rotina das famílias, hoje papel ocupado pela televisão.
     Em 1977 Alexandre veio para Campo Largo morar com uma irmã, começou a trabalhar na Porcelana Schmidt como auxiliar de produção, depois trabalhou na Itambé, por quase 19 anos no controle de qualidade, chegou a ser presidente do Sindicato dos Trabalhadores e desde 2007 está na prefeitura de Campo Largo como técnico do Orçamento Participativo.
     Desde 2004, Alexandre apresenta programas na Rádio Onda Livre de música raiz e sertaneja. Atualmente o parceiro de apresentação é Dirceu Vaz. O “Show Musical” vai ao ar sábado das 6h às 8h e o “Escala Sertaneja” no domingo das 6h às 8h. “No sábado tem mais música sertaneja, com um grande público jovem e no domingo mais música raiz”, conta. Para ele em Campo Largo muitas pessoas são amantes dessa programação. Durante os programas também é lida uma mensagem de motivação, acontece o momento do aniversariante, informações e festas de final de semana.
     Dirceu Vaz iniciou no rádio em 2004, assim como Alexandre e sempre esteve voltado para programações musicais. Exercendo a profissão de mecânico há muitos anos, tem o rádio como passatempo e diz ter se apaixonado por esse meio pelo seu poder de comunicação, sua companhia, além de ser o despertador de muita gente. “Sou o filho caçula, escutei bastante com os meus irmãos. Acompanhava Rádio Atalaia, Transamérica, Rádio Nacional de São Paulo e Caiobá”, lembra. Pelo envolvimento com rádio Dirceu é sócio da Conecsound, uma empresa de promoção e eventos.
     Entre as histórias curiosas vividas no meio radiofônico está o dia em que um ouvinte pediu que a música “Iniciais do seu nome” fosse tocada para sua esposa pelos 25 anos de casamento. Mas ao chamar a música, a mesma foi trocada e foi ao ar uma letra de música que dizia de separação. “Devo ter ficado vermelho, roxo, verde, de todas as cores”. A sua família acompanha todos os programas, para homenagear a esposa, ao fim de todo programa toca uma música para ela.