Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 11:51:11
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Geral

Salário de professores em início de carreira precisa de reajuste

Um levantamento feito pelo jornal Gazeta do Povo mostrou que Campo Largo está entre um dos 59 municípios que não pagam o piso salarial para professores em início de carreira. Prefeitura esclarece e Sindicado do Magisté

Salário de professores em início de carreira precisa de reajuste

Um levantamento feito pelo jornal Gazeta do Povo, em todo o Paraná, mostrou que 59 municípios pagam aos professores um salário mais baixo do que o piso. Entre esses municípios está Campo Largo. O piso salarial da classe é de R$ 1.149,40 para 20 horas semanais e R$ 2.298,80 para 40 horas, para quem está começando a carreira.

No último ano, segundo o Sindicato do Magistério de Campo Largo, foram contratados aproximadamente 30 professores, profissionais atingidos pelo salário abaixo do piso. O próprio Sindicato esclarece que esteve em conversa constante com o prefeito Marcelo Puppi durante o ano de 2017, para ainda no início da gestão conseguir resolver a situação, mas sem sucesso.

Isso acontece porque o município infringe a Lei de Responsabilidade Fiscal e possui uma folha de pagamento acima do limite previsto pela Lei para a cidade. A baixa arrecadação do município também atrapalha para que o valor não seja cumprido, assim como a indefinição de uma data base para os servidores públicos.

Segundo o Sindicato, essa situação acontece apenas com os professores em início de carreira e que o Plano de Carreira é respeitado pelo município.

 

Sobre o caso, a Prefeitura de Campo Largo esclarece que esse salário é pago aos colaboradores de nível NP-1, que foram classificados em um concurso antigo, que será extinto em breve. Ressaltam também que nem todos recebem esse salário e para 2018 serão feitos reajustes necessários.

Foto da internet