Quinta-feira às 18 de Abril de 2024 às 04:20:22
EM CAMPO LARGO 12º | 23º
Geral

Serviço para fazer Carteira de Trabalho está preparado na Arlindo Chemin

Apesar do movimento aumentado, a agência está conseguindo emitir o documento em tempo menor se comparado ao antigo posto do MT.

Serviço para fazer Carteira de Trabalho está preparado na Arlindo Chemin

No último dia 26 de julho, o serviço de Carteira de Trabalho começou a ser feito exclusivamente na unidade da Agência do Trabalhador da Rua Vereador Arlindo Chemin, visto que a unidade do Ministério do Trabalho de Campo Largo foi fechada por causa da aposentadoria da funcionária federal que coordenava o local.

A Folha de Campo Largo conversou com o gerente da unidade, Carlos Eduardo Bowkalowski, que contou como foi essa adaptação. “Tudo aconteceu ainda mais rápido do que o previsto. Conseguimos em tempo instalar o sistema e adequar as necessidades para o atendimento ao público. Percebemos que as pessoas já estavam a par que aquela unidade havia sido desligada e transferido tudo para cá.”

Carlos ainda conta que apesar do movimento aumentado, a agência está conseguindo emitir o documento em tempo menor se comparado ao antigo posto do MT. “O fluxo de pessoas aumentou, entretanto não há necessidade de fazer agendamento, apenas chegar com os documentos em mãos, pegar a senha e fazer na hora. O documento leva em torno de 15 dias para ficar pronto. Antes ele demorava pelo menos um mês”, diz.

O serviço de Carteira de Trabalho começa a partir das 8h30 e vai até às 16h. A agência encerra o expediente às 17h, mas a recomendação é que para aqueles que precisam fazer o documento cheguem até as 16h, pelo tempo de fazer cadastro e tirar a foto, tudo depende do sistema, que às vezes pode cair ou ficar lento.

Vagas

Entre os meses de janeiro a junho, a Agência de Campo Largo conseguiu abrir uma média de 85 vagas por mês. Hoje, a maioria das vagas abertas são para prestação de serviço, como auxiliar de limpeza e cozinha. Entretanto, para trabalhar em fábricas e indústrias – sempre considerado um braço forte da cidade -, e primeiro emprego não há muitas opções. “A maioria das vagas exigem experiência de muito tempo, isso dificulta um pouco mais”, conta.

Neste período foram colocados no mercado de trabalho aproximadamente 600 pessoas, o que é um número razoavelmente alto, visto a crise de desempregados. “A unidade de Campo Largo é destaque entre a região metropolitana, sempre estamos entre os melhores colocados na colocação de pessoal em vagas de emprego”, finaliza.