Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 12:41:20
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Geral

Setembro terá bandeira tarifária amarela

Na bandeira amarela serão acrescentados R$ 0,03 por quilowatt-hora (kWh) consumido, já contando os impostos

Setembro terá bandeira tarifária amarela

A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel divulgou na última sexta-feira, 25, que a bandeira tarifária aplicada no mês de setembro será a amarela – serão acrescentados R$ 0,03 por quilowatt-hora (kWh) consumido, já contando os impostos. No mês de agosto esteve vigente a bandeira vermelha. A ligeira melhora no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas possibilitou que menos usinas térmicas fossem acionadas no período, reduzindo o custo de geração.

Vale lembrar que o impacto da bandeira depende da data de leitura de cada consumidor – é proporcional aos dias de consumo. Por exemplo, se a leitura será realizada no dia 15/09 o período de consumo da energia é compreendido entre os dias 15/08 e 15/09. Como em agosto a bandeira aplicada é a vermelha e em setembro será a amarela, a incidência do adicional das bandeiras para este consumidor será proporcional para 15 dias de bandeira vermelha e 15 dias de bandeira amarela.

Sobre o adicional das bandeiras também incidem os impostos ICMS, Pasep e Cofins. Custos não são gerenciáveis pelas concessionárias O sistema de bandeiras tarifárias é totalmente gerenciado pela Aneel, assim como a maior parte da composição final da tarifa de energia. Na média nacional 83% do total da tarifa de energia é composta por valores não gerenciáveis pelas concessionárias, sendo 29,5% tributos (como ICMS, Pasep e Cofins) e 53,5% referentes a compra de energia, geração, transmissão e encargos setoriais – valores regulamentados pela Aneel. Apenas 17% são custos gerenciáveis pelas distribuidoras