Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 09:06:44
EM CAMPO LARGO  | 22º
Geral

Tempestade de vento

14-07-2010

Forte tempestade de vento derrubou mais de meio bilhão de árvores na Amazônia.Estudo mostra que a destruição equivale a 30% do desmatamento recente.

Tempestade de vento

14-07-2010

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, mostrou que uma forte tempestade de vento que caiu sobre a Amazônia em 2005 foi suficiente para derrubar meio bilhão de árvores.

Os especialistas disseram nesta terça-feira (13) que a pesquisa revela o quanto as florestas do mundo podem ser vulneráveis aos fenômenos meteorológicos violentos ligados às mudanças climáticas.

Foram usados dados coletados por satélites, observações locais e modelos projetados no computador para chegar ao resultado, que calcula a quantidade de árvores derrubadas entre 441 milhões e 663 milhões de árvores no mês de janeiro de 2005.

Segundo os estudiosos, a destruição foi equivalente a aproximadamente 30% do desmatamento causado na região em torno da cidade de Manaus neste ano.

As árvores mortas teriam liberado quantidade de carbono equivalente a mais de um quinto do que é emitido a cada ano com o crescimento da maior floresta do mundo.

Especialistas estimam que a destruição das floresta contribui com até 20% das emissões de carbono responsável pelo aquecimento global. Os maiores responsáveis pela destruição da Amazônia são pecuaristas e pequenos produtores.

Jeff Chambers, um dos autores da pesquisa, diz que análises como essa são importantes para entender a ação dos fenômenos naturais.

- É muito importante que começamos a estabelecer algumas linhas de base e compreender com que frequência essas tempestades ocorrem. Qual a fração das árvores está sendo morta a cada ano pelo vento? Nós ainda sequer sabemos disso.

Fonte:r7.com