Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 07:49:06
EM CAMPO LARGO  | 22º
Geral

UFPR muda datas das provas do vestibular

UFPR muda as datas das provas do vestibular 2009/2010

UFPR muda  datas das provas do vestibular

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou na sexta-feira (21) que irá alterar as datas das provas da primeira e segunda fases do processo seletivo 2009-2010. A decisão foi tomada para permitir aos alunos do ensino médio das redes pública e privada receber todo o conteúdo curricular até o final do ano letivo, prorrogado em razão da epidemia de gripe A (H1N1) no Paraná.
Com a mudança, a primeira fase do vestibular da UFPR, inicialmente prevista para 15 de novembro, passa para o dia 29 do mesmo mês. A segunda fase, que ocorreria nos dias 6 e 7 de dezembro, foi transferida para os dias 12 e 13. "Recebemos diversas solicitações e optamos por postergar as datas para dar mais prazo para os estudantes receberem os conteúdos em sala de aula", afirmou o reitor Zaki Akel Sobrinho.
Como o primeiro dia de provas da segunda fase passa a ser numa tarde de sábado, os candidatos que, por convicção religiosa, sentirem-se impedidos, receberão um atendimento diferenciado.
Eles devem entrar no mesmo horário que os demais candidatos, e aguardar, incomunicáveis, até o pôr-do-sol, quando começarão a resolver a prova. "Esses candidatos devem apresentar um requerimento com esse pedido, acompanhado por uma declaração", explica o diretor do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul von der Heyde.
O tempo de duração da prova do dia 12 de dezembro foi reduzido, de cinco para quatro horas e meia. A UFPR ainda irá decidir se o número de questões discursivas também sofrerá alterações.
As inscrições para o vestibular da UFPR começam às 8 horas desta segunda-feira (24) e terminam às 16 horas de 30 de setembro. A taxa de inscrição custa R$ 72. Candidatos "treineiros", que não concorrem efetivamente às vagas, pagam R$ 70. Candidatos que não têm condições para pagar esses valores poderão, entre 14 e 18 de setembro, solicitar isenção da taxa, conforme edital específico.
O processo seletivo da UFPR oferecerá duas novas opções de cursos de graduação e 130 novas vagas. Em relação ao vestibular do ano anterior, o total de vagas passa de 5.204 para 5.334. As opções de cursos, de 89 para 91.
Do total de vagas, 1.808 (33,9%) são em cursos exclusivamente noturnos. Os novos cursos de graduação da UFPR são Biomedicina e Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental. O primeiro, com 30 vagas, será oferecido em Curitiba. O segundo, com 80 vagas, em Palotina. Fone: Nota 10 - notícias diárias de educação