Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 01:28:17
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Geral

Vacinação contra o vírus da Gripe A

23-03-2010

Crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes e pessoas com doenças crônicas, com menos de 60 anos de idade.

Vacinação contra o vírus da Gripe A

 23-03-2010 

 Crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes e pessoas com doenças crônicas, com menos de 60 anos de idade. Esse é o público alvo desta etapa da vacinação contra o vírus A (H1N1), que começou nesta segunda-feira e vai até o dia dois de abril. A dose das crianças deve ser repetida em 30 dias. Em Campo Largo, no primeiro dia da vacinação a população encontrou postos de saúde lotados.
     No posto central, um dos mais movimentados da cidade, pela manhã o número de pessoas que procuraram se vacinar foi considerado normal, mas à tarde a fila ficou grande e o tempo de espera maior. O tempo de espera foi maior porque muita gente procurou o posto logo às primeiras horas da tarde, esquecendo-se que o período de vacinação se estende por duas semanas.

 Quem deve se vacinar
     Para o secretário Municipal de Saúde, Glewerson Caron, "vamos vacinar a população com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. Nesta etapa deverão ser vacinadas as gestantes, em qualquer período, crianças de seis meses a menores de dois anos, e pessoas com doenças crônicas, com menos de 60 anos. Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas, serão vacinados de 24 de abril a sete de maio, juntamente com a vacina contra a gripe comum".
     Além da vacinação contra a gripe A, os postos continuam aplicando as demais vacinas, inclusive as vacinas infantis, os funcionários desenvolvem todo o procedimento de anotação nas fichas, anotação nas carteiras, pessoa por pessoa, além de esclarecer dúvidas da população. Há, ainda, muitas dúvidas quanto se pode ou não pode tomar a vacina e em quais circunstâncias deve-se esperar, em casos de doenças graves, pelo menos 15 dias após os sintomas desaparecerem. Há, também, a questão das pessoas com história de alergia a ovo ou a mercúrio, que devem procurar seu médico para esclarecimentos.
     A próxima etapa de vacinação, que será realizada entre os dias cinco a 23 de abril, vai atingir o público jovem, com idades entre 20 a 29 anos de idade. Esse é o maior grupo que será imunizado, em todo o Município.      No final da campanha, mais da metade da população deverá estar imunizada contra o vírus da Gripe A.