Sabado às 20 de Abril de 2024 às 02:07:00
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Geral

Videogame é opção de diversão

São pessoas com profissões diferentes, idades diversificadas, mas que se unem pela paixão por jogos eletrônicos.

Videogame é opção de diversão

São pessoas com profissões diferentes, idades diversificadas, mas que se unem pela paixão por jogos eletrônicos. São horas a fio jogando e participando de pequenas competições, que tem sempre como intuito reunir os amigos. Os videogames deixaram de ser brincadeira só de criança. Cada vez mais os games são levados para a sala de estar.
     Ederson Pedroso tem 23 anos, lembra até hoje quando ganhou seu primeiro videogame, aos 10 anos; e recorda dos jogos mais procurados Mario Bros, Mortal Combat e Pack Man, atualmente também muito requisitados. Já adolescente comprou o Playstation 1, e em seguida trocou pelo Playstation 2. Com controle, guitarra e tapete o jogo ganha maior realismo e dinamismo, afastando de vez o sedentarismo.
     Companheira para desenvolver táticas de jogo é a jovem Tayná Priscila Borba de 13 anos. Assim como Ederson adora jogar futebol, apesar de perceber que menina não gosta muito. Mas Tayná não joga todo dia e sua mãe controla o tempo de permanência em frente a TV. “Quem joga sempre quer se aperfeiçoar para ganhar e existe um pouco de competitividade”, comenta. Para Tayaná os jogos influenciam bastante as questões de lateralidade e coordenação. Dentro de casa, Tayaná costuma dividir o Playstation com a irmã Thaísa de seis anos.
     Ederson só joga quando não tem compromissos durante a semana, mas mesmo assim o videogame faz parte da sua rotina, de 4 a 5 vezes por semana e quando está empolgado chega a ficar 4 horas jogando. Os dias de distração acontecem com frequência entre os amigos e os jogos passaram a ser motivo de integração na família, “todo mundo entra na brincadeira”, comenta Ederson. O que é possível perceber é que a paixão por futebol na vida real passa para o mundo digital. Outros jogos que conquistaram a preferência das pessoas foram Guitar Hero, Fórmula 1 e Gran Turismo. O Guitar Hero permite montar uma banda, simular ações e tocar instrumentos musicais.
     Muito além da diversão no sofá o Nintendo Wii coloca o jogador a fazer exercícios físicos e até meditar. Algumas pessoas têm inclusive a intenção de fazer exercícios em frente a TV ao invés de se exercitar ao ar livre ou na academia.  Os videogames evoluíram muito nas últimas décadas, iniciou com os pongs domésticos em 1975, telejogo de 1977, o Atari foi lançado no início da década de 80, o Nintendo nos anos 90, o PlayStation em 1999 e agora o Nintendo Wii.