Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 05:29:36
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Opinião

Dias decisivos e ações permanentes: Consindi pode decidir por Greve Geral

Dias decisivos e ações permanentes: Consindi pode decidir por Greve Geral

Os dirigentes do Conselho Intersindical de Campo Largo (Considi) se reuniram na sede do Sindimovec para definir agenda de mobilização para os próximos dias. Todas as entidades de defesa do trabalhador da cidade poderão aderir à Greve Geral (28/04). Já para o Dia do Trabalhador (01/05), dirigentes do Consindi estarão em Curitiba para a festa unificada de todos os trabalhadores e centrais sindicais.

Mesmo com a Greve Geral já marcada para o fim do mês, muita coisa vai acontecer até lá. E como preparação para a paralisação, diversas entidades sindicais realizam ações de conscientização. Em Campo Largo, o Consindi promove encontros, junto à sociedade, para dialogar e coletar assinaturas contrárias à proposta de reforma da previdência e trabalhista do governo federal.

Normalmente no sábado, os dirigentes das entidades sindicais montam uma tenda, na Praça do Museu, e informam as pessoas sobre as propostas de reformas do governo Temer; além de distribuir informativos sobre a luta da classe trabalhadora. De acordo com Sérgio Domingos, vice-presidente do Sindimovec, houve coleta de 638 assinaturas, para o abaixo-assinado.

O documento será enviado ao congresso nacional, em repúdio as reformas: “a meta dos movimentos sociais é coletar 200 mil assinaturas. Já entregamos 100 mil, no mês passado, através de representantes da classe trabalhadora, para o presidente da câmara dos deputados, em Brasília”. O dirigente do Sindimovec explica ainda que é preciso militar dentro do movimento sindical e fazer ações permanentes.

As ações do movimento sindical e dos movimentos sociais denunciam e repudiam o atual governo federal, que vem acabando com a previdência e a legislação trabalhista, punindo a classe média e os mais pobres. “Deve haver unidade de todas as categorias nessas mobilizações, fortalecendo todos os trabalhadores e classes sociais, pois as propostas de reforma podem decretar o fim de um período ligado ao direito do trabalho e a aposentadoria”, explica Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec.

O Consindi é composto pelo Sindimovec, o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta (SSPAD), o Sindicato do Magistério Municipal (SMMCL), o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Porcelana (Sinpolocal), o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Cerâmica do Piso de Campo Largo e São Mateus (Sindipiso) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cal Cimento e Gesso de Rio Branco do Sul (Simencal).

Classe T
O programa de rádio Classe T, uma produção do Sindimovec, vem se destacando como a voz da classe trabalhadora. Todas as tardes de quinta-feira, numa mistura de jornalismo e humor, o quadro leva ao ouvinte assuntos relacionados ao mundo do trabalho.

O Classe T vai ao ar às 17h, na Rádio Ágape AM1400, com entrevistas especiais e dando voz ao cidadão de Campo Largo e região. Também tem seus personagens, como o Seu Estanislau, o velhinho mais querido da região, e suas intervenções malucas. Além do Seu Correia, repórter que fica pelas ruas entrevistando as pessoas.

“O objetivo do programa é dialogar com todos os públicos. Ao mesmo tempo em que se entrevista Carlos Gabas (ex-Ministro da Previdência) ou Leonardo Boff (um dos pensadores mais importantes da história do Brasil), também se conversa com o Vilson (taxista) ou a Joana (balconista)”, completa Adriano Carlesso.