Sabado às 20 de Abril de 2024 às 02:09:14
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Opinião

É tanta a corrupção que parece não ser mais crime

É tanta a corrupção que parece não ser mais crime

24/10/2015

Parece que já não é mais crime, parece que tudo pode, tudo é normal. A corrupção, que mancha palácios e choupanas, que mata e faz os mais pobres passarem muitas necessidades, já não envergonha mais os homens públicos. Roubam tanto que não podem deixar o dinheiro aqui, é muito dinheiro, preferem bancos em paraísos fiscais para escondê-los até não se sabe quando. Eles, os corruptos, enfrentam a todos de cara limpa, nem ficam ruborizados. E ainda fazem ameaças, desafiam a Imprensa, o Ministério Público, a Justiça, dão de dedo em quem ousar acusá-los.

O País, mergulhado na lama da corrupção, também amarga o caos na Economia. O desemprego já alcança níveis tão altos que o trabalhador começa a se desesperar, seis, oito, dez meses sem conseguir uma nova colocação. As grandes empresas, depois de demitirem quase um terço dos trabalhadores, de darem férias coletivas, layoff e outros artifícios, para não demitir, aderem ao PPE - Programa de Proteção ao Emprego. Isso as que conseguem. Sem saída, muitos empresários já enxergam a possibilidade de fechar as portas como única alternativa de salvar o pouco do patrimônio pessoal que lhes resta. Há solução para tão grande caos?

O cidadão comum, que assiste impotente à guerra dos corruptos, políticos e empresários, alguns já presos, mas que logo deverão ser liberados, não vê saída. Parece que a única possibilidade é esperar que as coisas piorem ainda mais, para só aí começarem a melhorar. Mas quanto tempo isso vai demorar? Conseguiremos sobreviver? Qual o País que emergirá daqui a um, dois anos?  Nossas economias chegaram ao fim, nossas indústrias estão quebradas, nossas escolas em frangalhos, nossas instituições envergonhadas, não conseguem reagir.

A situação é tão complicada que até as polícias se agridem mutuamente, uma prende, outra solta. Muitos dos seus membros, envolvidos na corrupção, são mais uma ameaça aos cidadãos que, indefesos, às vezes até preferem a proteção das quadrilhas de traficantes. Nossas fronteiras, desguarnecidas, são portões abertos para a entrada de contrabando, drogas, armas e munições, que abastecem o chamado crime organizado. Somos um País sem Governo, sem rumo, com as Forças Armadas sem armas, sem efetivos, sem recursos, incapaz de reagir a qualquer ameaça externa.

Somos um País envergonhado, humilhado, que serve como motivo de piada em outras nações. De fora é mais fácil enxergar o que está errado aqui dentro. E em uma análise simples, rápida, é possível ver que está tudo errado, que o País precisa se reinventar, punir exemplarmente, todos os corruptos, prendê-los, obrigá-los a devolver, centavo por centavo, tudo o que roubaram. Talvez seja, esta, a única solução.