Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 11:24:38
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Opinião

Eleitor terá que digitar 19 números na urna

13-08-2010

Os eleitores terão que digitar 19 números na urna eletrônica, no dia três de outubro.

Eleitor terá que digitar 19 números na urna

13-08-2010

Os eleitores terão que digitar 19 números na urna eletrônica, no dia três de outubro, para eleger seus candidatos e, em cada voto, deverá apertar mais uma tecla, de confirmação. São cinco números para deputado estadual, quatro para deputado federal, três para senador, duas vezes (porque dois senadores serão eleitos), além de dois para governador e para presidente. Leandro Espíndola Nogueira, chefe do cartório da 9ª Zona explica que não haverá dificuldades para o eleitor cumprir esse ritual.

Os eleitores campo-larguenses que quiserem treinar o voto devem acessar o site do TER (www.tre-pr.gov.br). Não há, até o momento, nenhuma informação sobre a disponibilização de urnas para treinamento dos eleitores, como aconteceu em eleições anteriores. É importante que os eleitores, desde já, separem em local de fácil acesso, o seu Título de Eleitor e um documento oficial, com fotografia, para apresentar ao presidente da Mesa, na hora de votar. Sem esta identificação o eleitor não poderá votar.

Voto em Trânsito

Este ano, quem estiver fora do seu domicílio eleitoral no primeiro e/ou segundo turno pode requerer a habilitação para votar em trânsito para presidente da República, indicando a capital do Estado onde estará presente do dia da votação. O cadastramento pode ser feito até o dia 15 de agosto. A partir de cinco de setembro, o interessado poderá consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral ou do TRE para saber se o pedido de voto em trânsito foi aceito.

Outra novidade nas eleições é a obrigatoriedade de a população ir às urnas com o título e um documento com foto. De acordo com informações do TSE, o objetivo é aumentar a segurança na identificação do eleitor e evitar situações em que pessoas votam no lugar de outras.

Leandro explicou que, como documento oficial, serão aceitos a Carteira de Identidade ou documento de valor legal equivalente (Identidade Funcional), Carteira de Trabalho ou de Habilitação com foto e Certificado de Reservista. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

Campo Largo tem, hoje, 77.258 eleitores, sendo 50.575 na 9ª Zona Eleitoral e 26.683 na 182ª Zona. Na eleição de 2008 o Município tinha um total de 73.374 eleitores. O número de novos eleitores para 2010 é de 4.884.