Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 11:58:27
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Opinião

Mais uma tragédia atinge famílias pobres na periferia

Mais uma tragédia atinge famílias pobres na periferia

Chuvas acima da média atingiram toda a região de Campo Largo, na última terça-feira (06). Rios transbordaram, áreas de fundo de vale foram inundadas, moradores se viram ilhados, com grandes prejuízos. Em poucas horas, o índice acumulado de chuva foi superior a 125mm, quando a média total do mês é de 100mm. Durante a chuva, muitas ruas da cidade ficaram submersas, causando transtornos também para quem voltava para casa, no fim da tarde.

Os problemas causados pelo excesso de água e pela correnteza das águas sobre as ruas ainda estão sendo avaliados em toda a sua extensão pela Prefeitura Municipal, mas o que mais chama a atenção é a situação de algumas famílias que perderam roupas, colchões, móveis, eletrodomésticos e alimentos, devido às chuvas do início da semana. A população, através das redes sociais, está mobilizada para arrecadar roupas, móveis, colchões, alimentos e produtos de limpeza e higiene. A Prefeitura Municipal, através da Defesa Civil, também mobilizou sua equipe para arrecadar donativos, que devem ser entregues no Centro da Juventude, na Avenida Adhemar de Barros, no Bom Jesus. São ações emergenciais, que minimizam o sofrimento das famílias carentes atingidas, mais uma vez, por um desastre ambiental. Faz lembrar, embora em menores proporções, a tempestade de granizo de 17 de outubro de 2014, quando a cidade foi bombardeada com dezenas de toneladas de pedras, destelhando centenas de casas.

Na tragédia atual, apenas algumas das famílias mais carentes, localizadas em regiões mais suscetíveis a inundações, foram atingidas. A Prefeitura Municipal concluiu um levantamento na noite da última quarta-feira, chegando a um número relativamente pequeno, mas expressivo: 20 famílias perderam tudo, a maioria no Santa Ângela, Ferraria.

O campo-larguense é um cidadão solidário e que sempre comparece em massa, nas chamadas, para socorrer os vizinhos menos afortunados, atingidos por catástrofes da Natureza. Certamente a Defesa Civil do Município vai poder entregar, a essas famílias, novos colchões, agasalhos, cobertores, roupas, alimentos e produtos de higiene e limpeza, ainda nessse final de semana. O que mais preocupa é que, justamente agora, a previsão dos instiututos de meteorologia, depois das chuvas, é de uma temporada de muito frio, com temperaturas próximo e até abaixo de zero, com geadas fortes. O socorro, com as doações de colchões, roupas e agasalhos, para estas famílias atingidas pela tempestade, precisa ser rápido. O campo-larguense, mais uma vez, é convocado para mostrar o seu calor humano.