Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 02:39:06
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Opinião

O que estão escondendo da população?

Será que o Governo está certo? Será que o povo não tem direito de saber que o caso é sério mesmo.

O que estão escondendo da população?

O Governo do Estado está “sentado” em cima das informações sobre a Gripe A (H1N1). Milhares de casos suspeitos ainda não entraram na relação oficial só porque, segundo o Governo, os exames ainda não foram concluídos. E os mortos? Dezenas de mortes ainda não fazem parte da estatística simplesmente porque alguém, no Governo, está deixando as informações na gaveta, “para não causar pânico na população”.

Tratam o povo como se fossem crianças, que devem ser poupados de informações graves. A população tem o direito de ser informada, até para que alguns menos avisados, ou desligados, não continuem, mesmo com sintomas da gripe, circulando por aí, espalhando o vírus, em ônibus lotados, em cinemas, supermercados e casas de shows.

O Governo tem o dever, a obrigação, de divulgar a verdade, de passar pelos meios de comunicação, os verdadeiros números da pandemia que já pode ter matado centenas de pessoas, em nosso Estado, mas que, nas estatísticas oficiais, ainda não chegaram. Só para se ter uma idéia da gravidade da questão, em Campo Largo seis pessoas morreram, suspeitas de terem contraído o vírus, mas elas ainda estão nas estatísticas como mortes suspeitas. Se confirmadas, somente estas, o número de mortes no Paraná pode ultrapassar os 30. E no resto do Estado, quantos mortos ainda “aguardam” para entrar na lista oficial?

Será que o Governo está certo? Será que o povo não tem direito de saber que o caso é sério mesmo, e que todos devem se recolher o máximo possível, em suas residências, até o vírus perder espaço, com a redução das transmissões?

No meio da semana, um cidadão gripadérrimo, estava dentro de uma lotérica, no centro das cidade, expirrando feito doido, sem se dar conta de que, com esse comportamento ele poderia estar contaminando dezenas de pessoas. Esse tipo de cidadão tem que ser conscientizado que, uma vez infectado, deve procurar um médico e se recolher em repouso absoluto, procurando proteger inclusive seus familiares, isolando-se num dos cômodos da casa, até que o período de transmissão passe.

A coisa é séria, e o Governo precisa tomar uma atitude, antes que seja tarde demais. Nesta quinta-feira (06), as férias da gripe foram prorrogadas por mais uma semana. Não seria hora do Governo decretar feriado estadual, por uma semana, suspendendo absolutamente todas as atividades, inclusive as econômicas, fábricas, comércio e empresas de diversão?