Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 06:26:46
EM CAMPO LARGO 18º | 27º
Opinião

Pichação contra Temer teimava em aparecer

Pichação contra Temer teimava em aparecer

12/09/2016

Uma pichação contra o governo Temer, na “saia” do palanque oficial do desfile de Sete de Setembro, em Campo Largo, causou uma grande dor de cabeça para os organizadores do evento. Primeiro que a espécie de cortina que escondia a madeira que sustentava o palanque, um pano preto colocado no local ainda na madrugada do dia 07, amanheceu pichado, bem no centro, com uma frase escrita com tinta spray branca, contra o governo Temer.

Ainda nas primeiras horas da manhã, enquanto arrumavam os últimos detalhes para o desfile, que começaria dentro de alguns minutos, funcionários notaram o problema. Ficaria feio deixar ali aquela inscrição, que nada tinha a ver com as comemorações da Independência do Brasil. Como fazer para apagar a pichação? Perguntaram entre si. Não havia tinta preta disponível, o comércio fechado, resolveu-se então usar um pedaço de pano preto, que havia sobrado da decoração e afixá-lo por sobre a pichação.

A ideia de sobrepor pano preto sobre pano preto pichado era boa, mas não haviam pregos, clips, tachinhas ou outro material para o trabalho. Alguém lembrou que havia fita isolante, que sobrara das instalações elétricas. Assim, um pedaço de pano foi afixado por sobre a manifestação anti-governo, pregado com fita preta, isolante. Ficou bom, nem dava para notar, de longe, a não ser quando uma lufada de vento teimava em levantar parte do pano que cobria a pichação.

Uma meia hora depois que começaram os desfiles, o calor do Sol, aliado a um vento mais teimoso e um pouco mais forte, acabaram por derrubar parte da “cortina”. Apareceu “Fora T...” Minutos depois, com o desfile transcorrendo normalmente, uma funcionária foi lá e ajeitou novamente a cortina, cobrindo a pichação. Mas o vento e o calor voltaram a “arrancar” a “cortina” e novamente a funcionária foi lá, arrumar mais uma vez. E foi assim até o fim do evento.

Pichação é crime, circunstância que incomoda ao meio ambiente urbanístico e causa polêmica por afetar a vida de milhares de cidadãos . A Lei nº 9.605/98, tipifica os crimes ambientais, dentre os quais a pichação. O autor, ou autores, do crime, entretanto, não foram identificados, e seu ato, se pretendiam efetuar um protesto, não deve ter surtido o efeito esperado, porque a maioria das pessoas parece não ter percebido o que o olhares mais experimentados, dos jornalistas, perceberam. O público, afinal, não foi ao desfile para ver protesto político de qualquer natureza, mas para comemorar mais um aniversário, o 194º da Independência do Brasil.