Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 08:31:51
EM CAMPO LARGO  | 22º
Opinião

Problema com alvará é de enlouquecer os empresários

Problema com alvará é de enlouquecer os empresários

O assunto entre muitos empresários, principalmente nas reuniões da Acicla, é o problema para liberação de Alvará de Licença em Campo Largo, desde o início do ano. Já não sabem mais o que fazer, a quem recorrer. Muitos até desistiram de abrir o próprio negócio.

A situação tem se tornado crítica porque até agora nada de real foi proposto para solucionar o problema. Em uma situação de crise que o país enfrenta, com grande desemprego, esta questão não poderia se prolongar por tanto tempo.

Para o desenvolvimento do município, deveria ser uma das questões prioritárias. Porque novas empresas movimentam o setor, geram emprego e renda ao Município. Não são incomuns os investimentos em empresas que não conseguem iniciar o funcionamento por travar ao tentar liberar o Alvará. Ou já no início são travados e todo planejamento para abertura, com fornecedores certos e todo o cronograma vão por água abaixo.

Já foi levantado pelos empresários o questionamento de implantar o Empresa Fácil em Campo Largo, o que simplificaria e desburocratizaria a abertura das empresas. Mas até agora não houve evolução. O sistema unifica o cadastro na Junta Comercial com a consulta de localização, como também pode ser integrado com Vigilância Sanitária e Secretaria de Meio Ambiente, tornando mais ágil todo o processo.

Com o Empresa Fácil todo o processo lento encarado pelos contadores e empresários seria reduzido de forma muito expressiva, porque a abertura do processo seria através de um portal e ainda com acompanhamento online. Curitiba, que já aderiu a este sistema, tem previsão de que todas as análises que antes demoravam 120 dias sejam realizadas em apenas dois dias.

É preciso que as autoridades foquem neste assunto com urgência. Final de ano está aí e por si só tudo já fica parado, deixam para resolver depois. Mas o crescimento da cidade não pode esperar. Os empresários, que já possuem inúmeras atividades e têm que se reinventar a todo momento para se manterem estáveis, também precisam de, no mínimo, uma estrutura básica. Não é possível que em plena era de que tudo é informatizado sejam travados por burocracia, para a qual não encontram justificativas para tanto tempo de espera para resolver.