Sabado às 20 de Abril de 2024 às 04:56:51
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Opinião

Somos realmente independentes?

Aonde está a independência quando o trabalhador não se pode dar pequenos luxos, precisa bancar a máquina, trabalhar meses e meses só para pagar os impostos? E precisa continuar assim para manter o mínimo que

Somos realmente independentes?

Que País nós estamos construindo? Aonde está a nossa independência? Hoje nos vemos de mãos atadas, sob o comando de alguns políticos, sempre os mesmos, ou mesmos grupos. Candidatos que nos enganam com promessas falsas e querem mudança, mas quando chegam ao poder fica tudo na mesma.

Aonde está a independência quando o trabalhador não se pode dar pequenos luxos, precisa bancar a máquina, trabalhar meses e meses só para pagar os impostos? E precisa continuar assim para manter o mínimo que lhe sustenta, tem em troca pouco por tudo que produz.

Independência talvez seja a dos grandes políticos, pois estes sim parecem aproveitar bem o dinheiro público... mas em benefício próprio. Na Justiça, parece que eles também querem mandar, eles mesmos fazem a própria independência, criam suas próprias regras como acham melhor. Se veem que não ficou tão bom quanto deveria, voltam atrás, mudam uma coisinha ali ou outra aqui.

E nós ficamos assistindo, na nossa “independência”, na nossa democracia. Foi em 1822 que a Independência do Brasil foi proclamada oficialmente e Dom Pedro aclamado imperador. Na época era uma transformação política, econômica e social. Mas ainda hoje vemos imposições econômicas de outros países, parceiros comerciais, e precisamos disso para sobreviver.

Muitas vezes temos que baixar a cabeça para países mais poderosos, por sermos dependentes deles. Fazemos união com alguns países para tentarmos ficar mais fortes, valorizar o que é nosso, mas muitas vezes o fluxo é meio distorcido, como no caso do petróleo em que temos uma das maiores reservas de matéria-prima, mas o produto final, o nosso combustível, nós precisamos importar e pagar bem mais caro por isso.

Quando dependíamos de Portugal, muita riqueza nos foi levada, muitos impostos pagávamos, da mesma maneira. Até hoje, o que mudou? Nosso dinheiro suado está sendo visto em malas e caixas transbordando de milhões de reais para manter a corrupção desleal no nosso país. Cada dia um novo escândalo, mas as situações se repetem, muda apenas uma figura ou outra. É muito dinheiro roubado, escancarado, enquanto o povo não tem sua independência financeira.

Estamos chegando próximo de 200 anos de independência e quando será que realmente conquistaremos o real sentido desta palavra? Independência de quem? Do que? Até quando?