Sabado às 20 de Abril de 2024 às 02:10:34
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Policial

Professora morre vítima da gripe "A"

23-10-2009

Débora de Castro Sousa Carlesso era professora da Escola Municipal Augusto Pires de Paula, em Três Córregos.

Professora morre vítima da gripe

23-10-2009

Ela estava bem de saúde, aos 25 anos de idade. Débora de Castro Sousa Carlesso era professora da Escola Municipal Augusto Pires de Paula, em Três Córregos. No dia primeiro de outubro ela foi trabalhar e sentiu-se mal, foi atendida no posto de Saúde e foi internada imediatamente no Hospital Nossa Senhora do Rocio, com suspeita de Pneumonia. Recebeu alta dois dias depois e, no dia cinco, voltou ao hospital, pois havia piorado.
     Na quarta-feira (14), já com o estado de saúde bastante agravado, ela foi internada na Unidade de Terapia Intensiva no mesmo hospital. Foi quando a família foi informada que se tratava de gripe A (H1N1).   Na madrugada desta quarta-feira (21), Débora faleceu. O corpo foi sepultado horas depois, em caixão lacrado, sem que a família pudesse ao menos realizar o velório. A família está abalada com a morte de Débora.
Comunidade
     A professora era filha de Juarez Rodrigues de Souza (professor de Inglês e de Portugues), muito conhecido na cidade. A outra filha de Juarez, Dalila de Castro Sousa (19), está grávida, já completando o nono mês e deve dar à luz a qualquer momento. Ela teve contato com a irmã, quando ela recebeu alta do hospital, no início do mês, e está muito preocupada por não ter recebido nenhuma orientação médica para proteger a sua saúde e a da criança.
     Dalila disse que a família da sua irmã (filha de oito meses, o sogro e um sobrinho), foram medicados, tomaram o antiviral Tamiflu. Só o esposo de Débora, Marcos Andrade Carlesso não recebeu o medicamento. Mas Dalila está preocupada porque, segundo ela, não foi informada sobre quais os procedimentos deveria adotar, nem recebeu nenhuma orientação do pessoal da Secretaria Municipal da Saúde.
     Dalila disse que na escola onde sua irmã estava trabalhando, existem outros casos suspeitos de A (H1N1), e que algumas crianças estão em casa. Disse que havia também informações sobre casos suspeitos na Escola de Bateias. A Reportagem da Folha se deslocou para Três Córregos, na manhã desta quinta-feira (22), para acompanhar de perto a situação.
No local
     Na região de Três Córregos, parte da população está apreensiva com a repercussão da morte da professora Débora. Na Escola Augusto Pires de Paula, as aulas foram suspensas na tarde de quarta-feira, e deve permanecer fechada até o próximo dia cinco de Novembro. No posto de saúde do distrito, entretanto, o clima é de tranquilidade, sem novos casos suspeitos. O mesmo foi visto pela Reportagem no posto de Saúde de Santa Cruz, a comunidade mais próxima.
     O pai de uma menina de sete anos, aluna da professora Débora, disse que não acredita que o foco da doença esteja na região. Ele argumentou que a professora deve ter contraído a doença no ônibus, nas viagens entre Campo Largo e Três Córregos. Disse que a comunidade é praticamente isolada e o vírus só pode ter vindo de fora. Lembrou que outra professora, que usa o mesmo transporte, também estaria doente.
Animais
     O que mais está deixando apreensivos os moradores da região, é o levantamento do rebanho, por causa da nova gripe. Poucos acreditam que a contaminação tenha sido passada de animais para humanos. Mas a Prefeitura Municipal, cumprindo determinação do protocolo da acompanhamento do vírus, está efetuando um censo do rebanho, para determinar se algum animal morreu com sintomas da gripe.