Sabado às 20 de Abril de 2024 às 08:14:20
EM CAMPO LARGO  | 23º
Policial

Secretário faz balanço do período em que esteve na Segurança

Foram realizadas várias operações com policiais a pé pela cidade, foi intensificado o policiamento a cavalo e também com viaturas da GM e da PM.

Secretário faz balanço do período em que esteve na Segurança

28/12/2016

Mesmo tendo ficado apenas por quatro meses como secretário de Segurança de Campo Largo, o Tenente Coronel da Reserva Sandoval Heimbecher Ribas conseguiu bons resultados. Deixando o cargo no final deste mês, para que assuma o novo responsável indicado pelo Marcelo Puppi, ele faz um balanço do período em que esteve à frente da Secretaria.

Segundo relatório da Polícia Militar, em junho, julho e agosto deste ano ocorreram 30, 42 e 52 casos de furto qualificado à residência, respectivamente. Quando assumiu, em setembro, o número começou a baixar, devido a novas estratégias e reforço no policiamento. Em setembro foram registrados 34 casos, em outubro 26 e no mês seguinte caiu para 17.

Sandoval assumiu a secretaria em um período muito crítico, em que toda a cidade demonstrava medo dos constantes assaltos que vinham acontecendo, muitos até com violência às vítimas. De janeiro a novembro deste ano foram registrados 310 casos de furto a residências. “A maior preocupação era fazer patrulhamento preventivo”, comenta o secretário. Durante sua administração chegaram novas viaturas, as quais vieram para ajudar no combate ao crime em Campo Largo.

Para reforçar a segurança, foram realizadas várias operações com policiais a pé pela cidade, foi intensificado o policiamento a cavalo e também com viaturas da Guarda Municipal e da Polícia Militar. “Foram criadas estratégias nos pontos de entrada e saída da cidade, em bairros com mais problemas de arrombamentos. Tivemos um reforço dos soldados alunos, que vêm em média duas vezes por semana para os patrulhamentos a pé e para acompanhar nas operações”, explica Sandoval.
Foram diversas abordagens a veículos durante as Operações Impacto em diversos bairros e Centro, com intuito de identificar as pessoas na cidade e verificar documentação, ação que acaba espantando pessoas mal intencionadas.

Entre propostas e projetos para a nova gestão, Sandoval cita a construção da nova sede da Polícia Militar, a unificação e ampliação do comando de operações com a GM, PM e monitoramento em escolas. “Às vezes chamam as duas forças policiais e poderia ter um único chamado, ter uma central para a GM e PM. Nos pontos principais de entrada da cidade também é essencial o monitoramento para controle dos veículos”, detalha.

Sandoval agradece a atual gestão pela oportunidade de assumir o cargo e comenta que espera ter atendido à expectativa da população, apesar do pouco tempo que teve. Agradece em especial ao trabalho efetuado pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, pois mesmo com a dificuldade de recursos e estrutura conseguem desempenhar muito bem o papel e trabalham bastante para tentar combater o crime na cidade, tendo uma redução considerável. Aproveita para também desejar sucesso à nova gestão.