Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 04:45:48
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Política

Bacia do Itaqui

Por solicitação do deputado Alexandre Guimarães, Bacia do Itaqui é desafetada. A aprovação aconteceu nesta quinta-feira (10) pelo Conselho Gestor dos Mananciais da Coordenação da Região

Bacia do Itaqui

11/03/2016

O Conselho Gestor dos Mananciais da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) aprovou nessa quinta-feira (10) a desafetação da Bacia do Itaqui, em Campo Largo.

De acordo com a Comec, o órgão envia à Casa Civil, já nos próximos dias, a adequação dos mapas e do zoneamento, concluindo a parte técnica. Para o município poder criar um Distrito Industrial na região, falta apenas um passo: o decreto do governo do estado.

“Estou batalhando nesse processo burocrático, conversando com todos os órgãos envolvidos, mostrando a importância de um Distrito Industrial para o desenvolvimento da cidade de Campo Largo. Agora, na reta final, vou pessoalmente conversar com o governador para que esse último passo seja dado e possamos comemorar um novo tempo para a economia campo-larguense”, afirma o deputado estadual Alexandre Guimarães, que tem intermediado junto ao estado desde 2013.

Entenda o processo

A região da Bacia do Itaqui foi escolhida para abrigar o Distrito Industrial de Campo Largo pela amplitude e facilidade de implementação de indústrias, além de estar operando um modelo de captação de água que poderia ser substituído por outro melhor. Com este cenário, o prefeito Affonso Portugal Guimarães e o então secretário de Governo, Alexandre Guimarães, em 2013, solicitaram ao estado os processos de desativação e desafetação. Ambos fizeram reuniões com diversos órgãos nos anos seguintes, com o processo já em andamento.

Para desativar a Bacia, a Sanepar transpôs o sistema de captação de água para a represa do Rio Verde. As obras foram concluídas e aprovadas em dezembro de 2015 e o novo sistema entrou em operação no início de 2016.

A desafetação é a etapa em que a área da Bacia do Itaqui passa a ser de controle e competência apenas do município, não mais do estado. Ela é concluída com a aprovação de diversos órgãos estaduais e, por fim, do próprio governador. A Comec aprovou nessa quinta-feira e, portanto, falta apenas o decreto.