Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 01:32:37
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Política

Câmara enfrenta dificuldades junto ao Tribunal de Contas

Câmara enfrenta dificuldades junto ao Tribunal de Contas

A falta de prestação de contas de exercícios anteriores, junto ao TCE - Tribunal de Contas do Estado, dificulta em muito a administração atual da Câmara Municipal de Campo Largo, que luta para colocar a Casa em ordem. O vereador Bento Vidal, atual presidente do Legislativo campo-larguense, recebeu a Reportagem da Folha de Campo Largo para falar sobre as dificuldades que está enfrentando.

“Já estivemos no Tribunal de Contas, já conversamos com o Ministério Público, estamos procurando fazer tudo dentro da lei, tudo certo, para não termos problemas”, explicou ele, adiantando que continua enfrentando dificuldades por não terem prestado contas nas administrações anteriores. Ele explicou que é preciso mudar o conceito do trabalho do vereador: “O vereador não deve ser assistencialista, deve focar o seu trabalho na elaboração de leis e na fiscalização do Executivo”, explicou.

Controle
Explicando que pessoalmente não concorda com a manutenção dos assessores comunitários, porque a maioria busca apenas fazer assistencialismo, em nome do seu vereador, Bento Vidal disse que o cidadão tem o direito de ser atendido e deve cobrar da Prefeitura, caso não o seja. Disse, ainda, que a Câmara Municipal tem 15 veículos e somente cinco motoristas, e que autorizou, em caráter excepcional, os assessores dos vereadores dirigirem os veículos, em caso de necessidade, “mas temos absoluto controle. Vamos, inclusive, implantar rastreamento por GPS, para sabermos onde anda cada veículo”, disse.

Como presidente, Bento Vidal tem direito ao uso de veículo oficial, mas ele disse que não usa e nem vai usá-lo, e que o veículo deverá ser doado à Prefeitura Municipal. Sobre o número de funcionários, o presidente disse que, hoje, o Legislativo Municipal tem 89 servidores, sendo 50 estatutários e 40 comissionados, ou cargos de confiança, como ele prefere nominar. Uma servidora estatutária ocupa, também, cargo de confiança, por isso “sobra” um. Entre os de confiança, estão os 11 assessores comunitários, um para cada vereador, fonte da ação do Ministério Público, no final do ano passado, naquele Poder.

Bento disse, ainda, que está reestruturando a Administração da Casa, o Organograma e o Fluxograma, uma verdadeira revolução, onde cada Departamento é responsável por uma especialidade. “O Legislativo, por exemplo – explicou -, até o final do ano passado tinha apenas um estatutário e dois cargos de confiança. Hoje, são seis servidores concursados. O mesmo acontece com a Comunicação Social e a Assessoria Legislativa, que hoje dividem uma sala, porque trabalham em integração.

Quanto ao Portal da Transparência, o presidente do Legislativo disse que não está funcionando porque precisa atualizar dois anos para trás, 2016 e 2015, e que só depois poderá registrar os dados de 2017. Para tanto ele está pedindo ao Tribunal de Contas informações sobre como deve proceder quanto ao registro das administrações anteriores.