Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 05:10:03
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Política

Cancelamento

Câmara Municipal cancela capacitação de funcionários após polêmica dos custos.
 

Cancelamento

17/11/2015

Por Danielli Artigas de Oliveira


A Câmara Municipal de Campo Largo cancelou o contrato com a empresa Conev Consultoria e Eventos, segundo o Distrato ao contrato nº 124/2015 decorrente da Tomada de Preços nº 01/2015, publicado em Diário Oficial. A empresa havia sido contratada para prestar capacitação aos funcionários e vereadores da Câmara.
O assunto gerou uma grande polêmica dentro da Casa e na opinião popular. O trabalho da empresa teve início no último dia 21 de outubro e duraria um ano, com a finalidade de recriar os fluxos de trabalho e capacitar os profissionais para atender as necessidades de trabalho da Câmara, devido a diversas dificuldades encontradas e principalmente para atender às exigências para prestação de contas no Tribunal de Contas.
O contador da Casa, Alexsandro Coltro, comentou que após uma reunião da diretoria foi decidido cancelar o contrato para prestação desse serviço e que agora irão reavaliar o caso. Ele lamentou a polêmica gerada e afirmou que o objetivo era resolver os problemas administrativos, independente de questão política. Muitos vereadores foram contra devido ao valor aproximado de R$ 400 mil para pagar esse serviço, mas Alexsandro detalha que o valor seria gasto durante um ano e que geraria um custo mensal de R$ 357 por funcionário, para ter uma consultoria em todas as áreas, com profissionais com mestrado e doutorado e especialistas em gestão pública.
Segundo ele, mesmo com os benefícios, o presidente achou melhor cancelar o contrato devido à pressão e questionamentos. Entre as justificativas, alguns vereadores alegaram que essa contratação deveria ter sido discutida entre eles, e não ter sido uma imposição. Mesmo publicada por 45 dias no site da Câmara, alguns reclamaram de não terem sido avisados. “O fato é que a Câmara não pode ficar do jeito que está administrativamente. O problema continua. Temos que gerir o momento que estamos vivendo, mas também o passado, onde tem muitos problemas. Junto com a contabilidade de 2015 estamos fechando também a de 2014 e o Tribunal de Contas ainda informou que não foram aprovadas as contas de 2013”, declara Alexsandro.
Segundo o diretor administrativo da Câmara, Paulo Sabim, não será uma tarefa fácil e terão que fazer algumas qualificações pontuais. Agora será um momento de reavaliar como atenderão às necessidades sem ser tão oneroso.