Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 12:39:35
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Política

Despedida

09-04-2010

Um dos mais expressivos líderes políticos da História de Campo Largo, Newton Luiz Guido Puppi (77), faleceu na última segunda-feira (05).

Despedida

 09-04-2010

 Um dos mais expressivos líderes políticos da História de Campo Largo, Newton Luiz Guido Puppi (77), prefeito do Município por três vezes, nas gestões 1963/1969, 1977/1982 e 1997/2000, faleceu na última segunda-feira (05). Newton foi, também, gerente da agência da Caixa Econômica Federal, diretor do Departamento de Aplicação do Capital do IPE (Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Estado), e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Paraná.
     Ainda jovem, Newton transformou a política e a administração pública do Município, dedicando cada uma das suas gestões a uma área específica, sem se descuidar do todo. Amado pelos seus seguidores e temido pelos adversários, Newton não temia diante de um problema, decidia pelo que entendia ser o certo. Foi ele quem, em 2003, convenceu os amigos Edson Basso e Romeu Zanlorenzi a se candidatarem para prefeito e vice, respectivamente, para enfrentarem o então prefeito Affonso Guimarães, numa disputa mais uma vez vitoriosa.
     Administrador
     Newton tinha a política nas veias, suas metas eram, sempre, a construção de escolas, abertura e pavimentação de estradas, unidades de saúde, centros esportivos e conjuntos habitacionais. Foi um dos primeiros prefeitos de Campo Largo a buscar apoio político junto ao Governo do estado, para atrair obras e investimentos para o Município. Estão, em seu currículo, obras importantes na cidade, como a Vila Olímpica, a antiga sede da Prefeitura Municipal, na Rua do Centenário, hoje Escola Reino da Loucinha, os conjuntos habitacionais Populares Velha, Águas Claras e Moradias Bom Jesus, as escolas consolidadas do interior do Município, a Cocel e a Água-lar (antiga Companhia Municipal de Águas), dentre outras.
     Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, Newton entrou para a política apoiando a candidatura do ex-governador Ney Braga, de quem tornou-se amigo pessoal. Foi eleito prefeito, para a sua primeira gestão, aos 27 anos de idade. Após o primeiro mandato ele retornou para a Caixa Econômica, onde foi gerente, de onde saiu novamente para candidatar-se pela segunda vez para prefeito. Venceu e, no final do mandato, foi nomeado pelo governador Ney Braga para conselheiro do Tribunal de Contas (1982/1996). Eleito novamente prefeito, exerceu o último mandato de 97 a 2000. Em 2003 lançou Edson Basso como candidato a prefeito.
     Na área esportiva Newton também tinha admiradores. Ele foi responsável por grandes conquistas na área esportiva do Município, com a construção do estádio do Internacional, do Ferraria e do Fanático, do qual foi presidente. Com o seu apoio, os times campo-larguenses conquistaram muitas vitórias em campeonatos estaduais.
     O prefeito de Campo Largo, Edson Basso, decretou Luto Oficial no Município, por três dias. No velório e sepultamento do corpo do líder político, a presença de personalidades políticas de destaque no Município e no Estado, além do grande número de admiradores, mostraram o quão importante foi esta personalidade política, para o Município.
     Depois de uma difícil luta contra um câncer de pulmão, Newton foi internado na semana passada num hospital da cidade, mas preferiu voltar para casa, onde tinha melhor atenção o carinho da esposa e filhos.            Pretendia ainda ir para a praia, para se recuperar, mas teve seu quadro agravado e faleceu, aos primeiros minutos da madrugada de segunda-feira (05).