Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 09:52:57
EM CAMPO LARGO  | 21º
Política

Empresas

12/09/2015

Crise afeta as empresas mas de modo diferente

Empresas

12/09/2015

“A Economia de Campo Largo tem problemas, muitas demissões, fechamento de empresas, mas a crise não afeta a todos do mesmo modo. Muita gente está conseguindo ganhar dinheiro. Na crise a criatividade é importante para a sobrevivência”. A informação é do presidente da Acicla, Marcelo Weber, para quem o problema vem se arrastando há mais de dois anos, e não tem data para terminar.

“O País já viveu crises econômicas, fiscais e políticas, separadamente, a crise atual é diferente, porque é, ao mesmo tempo, uma crise fiscal, econômica e política. Para enfrentar uma crise, é preciso preparo. A tempestade de granizo de 17 de outubro do ano passado causou grandes prejuízos para a Economia do Município, mas também aqueceu o mercado de seguros, de materiais de construção, de reparos de veículos. Ainda hoje aquele evento movimenta a economia”, explicou Marcelo.

Estabilidade

Com base nas informações do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, o presidente da Acicla lembra que, em junho e julho últimos, o Município teve 2.286 admissões e 2.454 demissões, com um saldo negativo de 168 postos de trabalho. Ele argumenta que esse quadro mostra estabilidade, num universo de 27.823 empregos formais, nas  5.270 empresas do Município. Esses dados excluem empregos sazonais, gerados fora do Município, por empresas com sede na cidade.

O quadro, de qualquer forma, preocupa a Diretoria da Acicla, que tem investido muito em qualificação dos empreendedores da cidade, com cursos de gerenciamento, de Marketing e outros, destinados a ajudar os empresários no enfrentamento da crise. Para Marcelo Weber, o que mais preocupa é a indefinição da Economia, com aumento dos custos, da energia, dos impostos e, principalmente, o custo do dinheiro.

Lembra Marcelo Weber, que a Acicla vem buscando, a cada dia, mais apoio aos seus associados, com parcerias com instituições financeiras, com o Sicoob, ou com o Bom Negócio, para qualificação. Explicou que, hoje, a Acicla também é um agente de crédito e de fomento, com mais de R$ 1 milhão já contratado com os seus associados.