Quinta-feira às 18 de Abril de 2024 às 06:33:32
EM CAMPO LARGO 12º | 23º
Política

Troca de secretário

30-03-2010

Carlos Andrade, secretário de Assuntos Estratégicos de Campo Largo, deixa o Governo nesta terça-feira.

Troca de secretário

 30-03-2010

Natural de Bateias, Carlos Andrade, hoje com 34 anos de idade, Técnico Contábil e Técnico em Processamento de Dados, deixa, nesta terça-feira (30), a Secretaria Municipal de Assunto Estratégicos da Prefeitura Municipal de Campo Largo, assumindo em seu lugar o vice-prefeito Dante Vanin. Carlos sai do Serviço Público para pleitear uma cadeira na Assembléia Legislativa do Paraná, nas eleições de outubro próximo.

Na tarde desta segunda-feira, atendendo a um convite da Reportagem d´A Notícia, Carlos visitou a Redação, para contar o que foi feito na sua secretaria, nos últimos 12 meses. Criada em março de 2009, a Secretaria de Assuntos Estratégicos tinha, por objetivo, ser um importante elo de ligação entre o prefeito Edson Basso, as instituições públicas e empresas, as demais secretarias e a comunidade em geral.

Trabalho
"Foi uma experiência muito importante para todos nós, para mim, pessoalmente e para a Administração de Campo Largo. Em apenas um ano ("saí da Cocel onde era diretor administrativo, para assumir a nova Pasta") conseguimos realizar tudo o que planejamos, junto ao prefeito Edson Basso e sua Administração, onde destacamos a implantação do Orçamento Participativo, a implementação do projeto de Comunicação Institucional, o relacionamento público e político, a implantação do Núcleo de Tecnologia, a Informatização das escolas públicas do Município, com a instalação de laboratórios de Informática em todas elas, o início do projeto Cidade Digital, o projeto Uca (Um Computador Por Aluno), em fase de implantação, com apoio do Governo Federal, a capacitação em Informática de todfos os servidores públicos do Município".

"A Secretaria de Assuntos Estratégicos dá suporte a todas as áreas. Só para se ter uma idéia, em um ano de Orçamento Participativo, tivemos a participação de 13 mil campo-larguenses. Isso é inédito. Implantamos inclusive o Orçamento Participativo Rural, também inédito entre todos os municípios que têm o Orçamento Participativo", disse o secretário. "E o que nos deixou mais satisfeitos, é que através das reuniões do OP, aprendemos a atender rapidamente as demandas da população. Conversando com a comunidade aprendemos a trocar informações e experiências, verificar a necessidade de implantação de projetos para a juventude e a conscientização política da população", explicou.

Carlos, que na primeira administração de Edson Basso foi secretário Especial, Chefe de Gabinete, lembra que no começo sabia do grande desafio para não deixar que a secretaria fosse apenas uma secretaria Política. Desafio, aliás, que considera vencido como um curso superior em Administração Pública e Política.           Hoje, ele enxerga com nitidez o que Campo Largo necessita, para continuar a crescer e se relacionar com os governo estadual e Federal. Para ele, o relacionamento político, como o desenvolvido pelo prefeito Edson Basso, é essencial para o Município.     Campo Largo ainda não está inserido no cenário político estadual e nacional. Muita coisa precisa ser feita com a ótica dos campo-larguenses, com os olhos do povo. A população precisa ser conscientizada politicamente, temos problemas ambientais importantes, para resolver, temos obras que necessitam uma luta intensa, como a briga do gás, ainda pagamos o gás mais caro do Brasil, temos a necessidade de implantação da nova pista da BR-277, temos que discutir como crescer, apesar das Áreas de Preservação Ambiental, temos demandas infinitas" , explicou.

Crescimento
Carlos adiantou que Campo Largo tem grandes desafios para enfrentar, num futuro próximo. Desses ele destacou a regularização dos loteamentos, a necessidade de implantação de um Distrito Industrial, de geração de empregos, de novas áreas residenciais, de parques, de áreas de esporte e lazer e da questão da BR-277. Mas disse que uma das principais ações deve ser o aumento do Orçamento, da geração de impostos, da arrecadação. E isso, segundo ele, só é possível a partir de um relacionamento forte, com os governos Estadual e Federal. Nesta terça feira (30), Carlos se desincompatibiliza do serviço Público, para se dedicar ao seu projeto de candidato à Assembléia Legislativa do Paraná.