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Quinta-feira | 19 de Outubro de 2017 10:43

O importante - Brócolis

Muitas pesquisas estão sendo feitas sobre os ali­mentos contendo sulforafano e sua correlação na melhora da terapêutica em distúrbios degenerativos cerebrais.

Por: Ana L?cia

O brócolis é pertencente à família Brassicácea, assim como a couve-comum, a cou­ve-flor, o repolho, a mostarda, o rabanete e o agrião.

O brócolis é uma boa fon­te de vitamina C, carotenos e folato. Também apresenta boas quantidades de prote­ína, cálcio e ferro e alto teor de fibras. Além disso, possui compostos (isotiocianatos, ditioltionas, sulforafano) que podem prevenir o câncer de cólon, mama, útero, próstata, esôfago, laringe e bexiga. Para melhor proveito das proprie­dades nutricionais o brócolis deve ser cozido preferencial­mente no vapor.

Na hora de comprar, o brócolis ninja pode apresentar botões com coloração supe­rior arroxeada, deve apresen­tar cor verde escura, firme, compacto, com granulação fina e sem sinais de murcho. Já o brócolis tipo ramoso, deve ter inflorescência com coloração verde-escura, com os botões totalmente fecha­dos, talos firmes e folhas com aspecto de produto fresco. Os melhores meses para compra são junho, agosto, setembro, outubro e novembro.

Curiosidades importantes

Muitas pesquisas estão sendo feitas sobre os ali­mentos contendo sulforafano e sua correlação na melhora da terapêutica em distúrbios degenerativos cerebrais.

Considerando-se que ele é uma biomolécula na­tural que faz parte da dieta humana desde tempos ime­moriais, é provável que o seu consumo regular, por meio de práticas culinárias, forne­ça quantidades significativas num sistema de distribuição – alimento – que é seguro e eficaz na prevenção de doenças. Além disso, uma característica surpreendente desta biomolécula foi identi­ficada para ter potencial va­lor na prevenção e/ou trata­mento em muitas condições de saúde. Isso significa que os benefícios de consumi-lo são de magnitude maior do que se esperaria se alguém estivesse simplesmente o consumindo com uma preo­cupação específica.

Embora todos os vegetais crucíferos contenham quanti­dades significativas de sulfo­rafano, os brotos de brócolis possuem concentrações muito mais elevadas.

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