Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 10:00:46
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Saúde

Aedes aegypti

Município amplia a guerra contra a Dengue. Um mosquito Aedes aegypti foi capturado na região da Vila Pompéia.

Aedes aegypti

10/02/2016

A “ordem” do Ministério da Saúde é para que todos os domicílios de Campo Largo, cerca de 40 mil, sejam vistoriados até o final de fevereiro. Impossível, mesmo se o Município utilizasse centenas de agentes. Que não possui. Os quatro funcionários do serviço de Controle da Dengue deverão receber ajuda do Tiro de Guerra, dos escoteiros, da Defesa Civil e até de voluntários. Mesmo assim, a meta de 100% não será atingida.

Francisco Rodrigues de Oliveira, chefe de Controle da Dengue (Controle do mosquito Aedes aegypti), está convocando voluntários para ajudar no trabalho. “Nós damos um treinamento e a pessoa poderá trabalhar na vizinhança, para ampliar a capacidade de visitas domiciliares”, explicou ele. As equipes estão, nesta semana, na região do Gorski, onde cerca de 500 residências deverão ser vistoriadas.
Dificuldades

Francisco disse que, apesar da grande repercussão dos males causados pelo mosquito, transmissor da Dengue, Zica Virus e Chikungunia, e do perigo da Microcefalia, muitas pessoas se recusam a autorizar a entrada dos agentes da Vigilância, para verificar a existência de focos do mosquito em suas residências e terrenos. “As pessoas precisam se conscientizar da importância da visita dos agentes, precisam colaborar”, explicou ele, adiantando que os agentes estão sempre identificados, com uniforme da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti e com carro oficial, que ninguém precisa temer nada, porque a campanha é essencialmente educativa.
Mosquito

Esta semana, a Redação da Folha de Campo Largo recebeu informações sobre o aparecimento de mosquitos Aedes aegypti na Vila Pompéia, próximo ao Jardim Rondinha. O leitor encaminhou, inclusive, foto do mosquito sobre a mesa da sua casa, pedindo para que os órgãos públicos sejam informados sobre o assunto. A Reportagem reenviou a foto e contato para a Prefeitura Municipal, que prometeu providências.

Na noite da última quarta-feira (03), a presidente da República ocupou uma cadeia de rádio e TV para apelar para a população, o engajamento na luta contra o mosquito, destacando que a principal arma é evitar o nascimento do inseto.