Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 06:06:35
EM CAMPO LARGO 11º | 22º
Saúde

Aleitamento Materno

Campanha de Aleitamento Materno tem ajudado centenas de crianças no Hospital do Rocio. A doação de um mililitro de leite já é capaz de salvar vidas.
 

Aleitamento Materno

13/10/2016


Por Danielli Artigas de Oliveira


Um mililitro de leite é capaz de salvar vidas. Por isso a equipe da Neonatal do Hospital do Rocio tem trabalhado com tanta energia para estimular a campanha de Aleitamento Materno. Em um ano, conseguiram conscientizar as mães a amamentarem seus filhos internados, mesmo com dificuldades. De 190ml de leite por dia conseguiram que o leite deixado para os bebês somassem 1.900ml diariamente. Além disso, ainda aumentou consideravelmente o número de doações, chegando a 98 litros de leite no ano.

O resultado tem sido conquistado devido ao atendimento humanizado da equipe do Rocio. Os profissionais conhecem os pacientes pelos nomes, se envolvem com os casos e vibram com as pequenas conquistas. A enfermeira e coordenadora da UTI Neonatal do Hospital do Rocio, Ana Lucia dos Anjos Lima da Silva, explica que essa campanha é um trabalho voluntário, pensando no excelente resultado para os bebês, que mostram muitos avanços, ganham peso mais rápido, tomam menos fórmula, apresentam menos infecção no intestino e ainda diminui a necessidade de uso de antibióticos. Envolve também muitas conversas com as mães, que precisam ser incentivadas e ficar tranquilas. “Damos orientações e desmistificamos muitas coisas a elas”, comenta Ana Lucia.

Ainda há um trabalho específico com as funcionárias do Hospital, que são estimuladas e têm uma sala reservada para poderem esgotar o leite para darem a seus filhos. “Fomos de setor em setor para conversar com estas mulheres trabalhadoras. Ainda com elas grávidas começamos o trabalho e principalmente quando voltam da licença maternidade”, explica, citando que a sala fica 24 horas à disposição. “Cada vez que esta mãe esgota a mama, estimula ainda mais a vir leite, que ela leva para casa ou pode doar. Assim conseguimos também uma profissional mais motivada, criança menos doente e o bebê que tem seu direito garantido”, acrescenta.

Devido ao ótimo trabalho realizado, a equipe tem recebido muitas mães que não estão com seus filhos internados, mas que querem orientações de como amamentar. Uma mãe tem amamentado sua filha e ainda doado ao Hospital cerca de 720ml de leite por dia. Em parceria com o Hospital Evangélico, o leite é analisado e pasteurizado para que possa ser doado a outros bebês. Quem tiver interesse em doar pode entrar em contato com o hospital, que passa todas as orientações e ainda busca os frascos em casa.

Informações pelo telefone (41) 3136-2613.

 

Fantasias para os bebês no Dia das Crianças
Cerca de 70 bebês estão internados na UTI Neonatal do Rocio, há caso até de que o bebê está há dez meses. Devido a isso, a equipe acolhe estas crianças e procura dar o máximo de atenção a elas. Em datas comemorativas, por exemplo, sempre procuram fazer algo diferente, que leva mais alegria também aos pais e parentes que estão sempre com as crianças.

“A vida não para porque as crianças estão aqui, acontecem as datas comemorativas e não podemos deixar passar em branco”, diz Ana Lucia. Neste Dia das Crianças elas foram vestidas de palhacinhos e ganharam as peruquinhas e gravatinhas, que foram feitas especialmente para elas. São registrados estes momentos e as fotos entregues aos pais.

Esse atendimento humanizado é um grande diferencial e motiva os pais, como Marcos Antonio dos Anjos e Elisangela Maria da Silva Cardoso, de Balsa Nova, que estavam com a filha Elize Hellena Cardoso dos Anjos internada e comemoraram quando ela recebeu alta. Mesmo antes do Dia das Crianças ela teve registrado o momento com a fantasia comemorativa.