Sabado às 20 de Abril de 2024 às 01:11:26
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Saúde

Alimentação

Nutricionista fala sobre muitos casos de crianças com ansiedade, compulsão alimentar, colesterol alto, aumento da glicemia, depressão, falta de concentração para os estudos.

Alimentação

13/10/2016

Atualmente a nutricionista Sinara Marqueze Ribas tem atendido muitas crianças com ansiedade, compulsão alimentar, colesterol alto, aumento da glicemia, depressão, falta de concentração para os estudos e esses fatores a preocupam como profissional e como futura mãe.

Fazendo uma análise da alimentação das crianças observa grande quantidade do consumo de alimentos prontos, salgadinhos, bolachas recheadas, macarrão instantâneo, achocolatados. Esses alimentos interferem na saúde intestinal e com isso fica prejudicada a absorção dos nutrientes importantes (vitaminas e minerais).

“Gostaria de perguntar para as mamães e papais: Você observa a saúde intestinal do seu filho? Sabia que a maioria das doenças são provenientes de intestino não saudável? Muitas crianças possuem intestino preso e isso é um sinal de que o corpo está em desequilíbrio”, relata.

Alguns alimentos e a água são importantes para melhorar a saúde intestinal. É preciso aumentar a quantidade de fibras na alimentação. As vezes a criança tem resistência com alguns alimentos e uma das maneiras mais fáceis é incluir esses ingredientes em receitas saborosas  e sempre lembrar de oferecer várias vezes, pois é normal não gostarem no primeiro momento.

As mães sentem dificuldade da alimentação de seus filhos em dias de festas. Uma dica é colocar alimentos saudáveis de maneira criativa, como espetinhos de frutas em formato de coração e estrelinhas, mini sanduíches feitos com hambúrguer de aveia e bolos saudáveis.

As crianças precisam comer “comida de verdade” e para que isso aconteça precisamos incentivar o consumo desses alimentos.

Sinara Marqueze Ribas - Nutricionista e Coach, Especialista em Nutrição Clínica com treinamento em serviço | Especialista em Nutrição Clínica Funcional | Especialista em Nutrição Esportiva Funcional - (41) 9905-7099 - Consultório na Brolex Body Studio

 

Segue uma receita nutritiva e saborosa para os pais prepararem juntamente com seus filhos:

BOLO DE CENOURA SEM GLUTÉN

INGREDIENTES:
3 cenouras cozidas(300 g)
1 xícara de óleo
4 ovos inteiros
2 xícaras de açúcar demerara ou mascavo
1 e ½ xícara de creme de arroz
1 xícara de maisena
1 colher de sopa de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Bater no liquidificador as cenouras cortadas em rodelas finas, óleo, ovos e o açúcar.
Coloque a mistura numa tigela , acrescente o creme de arroz, o fermento e misture levemente.
Coloque numa assadeira retangular untada e enfarinhada com creme de arroz. Asse em fogo médio