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Terça-feira | 12 de Dezembro de 2017 10:22

Amaranto

Este cereal é isento de glúten (proteína presente no trigo, aveia, centeio e cevada), podendo ser uma ótima op­ção para indivíduos celíacos (possuem alergia ao glúten).

Por: Ana L?cia

É uma planta originária dos Andes, cultivada pela civi­lização Inca e Asteca há mais de 2000 anos. É considerado um cereal rico em nutrientes, apresenta alto teor de amido (64,8%) podendo ser consu­mido como fonte de carboi­drato, assim como outros ali­mentos - trigo, milho e arroz. O amaranto possui de 12 a 17% de proteínas, tem um perfil de aminoácidos balanceado e é rico no aminoácido lisina.

Os grãos são ricos em fibras e possuem gorduras saudáveis (insaturadas) como o ácido linoléico, que é tido como uma gordura saudável uma vez que seu consumo está relacionado a menores taxas de doenças cardíacas.

O amaranto apresenta ainda tocoferóis, oxidantes semelhantes à vitamina E, importantes na prevenção do envelhecimento precoce e da morte celular, uma vez que este composto inibe a ação de radicais livres. Além dis­so, contém mais cálcio, ferro e fósforo do que os cereais comuns (centeio, arroz, trigo etc) e apresenta quantidade pequena de fitatos e oxalatos (fatores antinutricionais que inibem a absorção de nutrien­tes).

Este cereal é isento de glúten (proteína presente no trigo, aveia, centeio e cevada), podendo ser uma ótima op­ção para indivíduos celíacos (possuem alergia ao glúten). A farinha de amaranto possui alto valor nutritivo de proteí­nas e faz com que o grão de amaranto seja aplicável, tanto na fortificação de farinhas de trigo, milho e tubérculos, como na elaboração de produtos isentos de glúten como bolos, tortas e pães.

Estudos relataram que o amaranto produz efeitos be­néficos na redução dos níveis de lípidios séricos através da inibição da HMG-CoA reduta­se, enzima presente no fígado que regula a biossíntese de colesterol.

Ainda precisamos difundir as propriedades do amaranto no Brasil, afinal é um alimento nutricionalmente balancea­do fornecendo os principais nutrientes ao corpo. O ama­ranto pode ser consumido tanto como grão inteiro, como farinha integral, ou em combi­nação com outros cereais ou tubérculos.

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