Terça-feira às 16 de Abril de 2024 às 05:12:47
EM CAMPO LARGO 19º | 23º
Saúde

Cáries em crianças

É muito comum aparecerem nos consultórios odontológicos crianças pequenas já com cáries. Isso porque muitos pais não têm informações sobre os cuidados necessários que devem

Cáries em crianças

09/10/2015

ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS
Por Danielli Artigas de Oliveira 

É muito comum aparecerem nos consultórios odontológicos crianças pequenas já com cáries. Isso porque muitos pais não têm informações sobre os cuidados necessários que devem ser tomados desde que os filhos são bebês.

A Dra. Daniele V. Portella, cirurgiã dentista com experiência no atendimento a bebês e crianças, explica que a cárie na primeira infância começa com manchas esbranquiçadas e por isso muitos pais não se preocupam. “Os pais demoram a notar essas manchas, podendo ser a desmineralização do esmalte do dente causada pela bactéria da cárie”, explica, comentando que o bebê, ao nascer, não possui a bactéria, mas ela é transmissível  podendo passar dos pais para a criança. Quando existem apenas manchas esbranquiçadas, é possível controlar com alguns cuidados básicos para não deixar evoluir a cárie.

Segundo orientação da Dra. Daniele, é importante levar os filhos ao cirurgião dentista antes mesmo de ter nascido o primeiro dente, pois o profissional vai orientar a limpeza após cada mamada. “É preciso limpar a boca e a língua da criança para retirar o excesso de leite, até mesmo para ela se acostumar com o toque para não estranhar a escovação mais tarde”, esclarece. Logo que surgem os primeiros dentes é preciso realmente escová-los. Orienta também quanto à dieta, para evitar alimentos ricos em açúcar e alto consumo de carboidratos.

Quanto ao uso de antibióticos, que muitos pais falam que estragam os dentes, ela explica que na verdade o problema não está no uso do medicamento, mas sim na falta de cuidados após o seu uso.
Entre os diferenciais de uma cirurgiã dentista para atendimento às crianças está a paciência, habilidade de conquistar a confiança para realizar todos os procedimentos e ter conhecimentos necessários para fazer as orientações de forma lúdica.

A Dra. Daniele possui um espaço dedicado para as crianças - enquanto aguardam o atendimento podem brincar e se distrair. Para os bebês, existe ainda uma cadeirinha própria para o melhor conforto no atendimento, com seus desenhos preferidos projetados em uma televisão.

Mais informações pelo telefone (41) 3393-2390 ou na Rua Monsenhor Aloísio Domanski nº 143 – Ed. Florenza sala 09.