Sabado às 20 de Abril de 2024 às 12:31:08
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Saúde

Colesterol alto pode aumentar risco de Alzheimer

Colesterol alto na fase adulta pode aumentar risco de Alzheimer

Colesterol alto pode aumentar risco de Alzheimer

Adultos com colesterol levemente elevado no início dos 40 anos apresentam maiores riscos de desenvolver demência décadas mais tarde, aponta um novo estudo.

Apesar de estudos anteriores terem mostrado uma relação entre o colesterol alto na fase adulta e um risco elevado de desenvolver mal de Alzheimer, “estamos surpresos de ver uma associação com níveis limítrofes de colesterol”, disse Rachel A. Whitmer, epidemiologista da Kaiser Permanente Division of Research e principal autora do estudo. Ele foi publicado online no jornal “Dementia & Geriatric Cognitive Disorders”.

O estudo acompanhou 9.844 membros do Kaiser Permanente Northern California Medical Group que realizaram exames de sangue de 1964 a 1973, quando tinham entre 40 e 45 anos.

Dos participantes originais, 598 receberam diagnóstico de mal de Azheimer ou demência vascular, uma forma menos comum de demência, de 1994 a 2007, quando tinham entre 61 e 88 anos.

Aqueles com colesterol total alto - mais de 240 miligramas por decilitro - tiveram 57% mais chances de desenvolver mal de Alzheimer do que aqueles com níveis de colesterol ideais. Pacientes com níveis limítrofes de colesterol - de 200 a 239 miligramas por decilitro - tiveram 50% mais riscos de desenvolver demência vascular. “O que é bom para o coração é bom para o cérebro”, concluiu Whitmer. Fonte: UOL