Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 03:10:29
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Saúde

Drenagem Linfática

Erroneamente procurada, e às vezes até mesmo indicada por “profissionais” para emagrecimento, a drenagem linfática passa por “vilã” quando não proporciona o resultado esperado com o tratamento.

Drenagem Linfática

     Erroneamente procurada, e às vezes até mesmo indicada por “profissionais” para emagrecimento, a drenagem linfática passa por “vilã” quando não proporciona o resultado esperado com o tratamento...
     A drenagem linfática é muito mais do que uma simples massagem... ela promove efeitos sistêmicos, ou seja, seus efeitos podem atingir o corpo todo... é capaz de agir inclusive sobre o sistema imunológico. É uma técnica específica de massagem, com deslizamentos e sensação suave. A drenagem linfática faz parte das especialidades da fisioterapia estética e para aplicar a técnica é necessário conhecimento de anatomia e fisiologia humana, para que a massagem tenha seus reais benefícios atingidos e não apareçam reações indesejáveis ou complicações.
     Suas indicações incluem pré e pós-operatórios, não somente de cirurgias plásticas; mas também de cirurgia de varizes, ou de todas as cirurgias que exijam longos períodos de repouso (imobilização); antes, durante e após a gestação para reduzir edemas (inchaço) e cansaço das pernas e braços; após retirada de gesso, onde o membro tenha ficado imobilizado por longos períodos e apresente edema (inchaço) ; para pessoas que façam retenção de líquidos e apresentem cansaço e/ou sensação de peso nas pernas; para atenuar o aspecto da celulite (pois reduzindo o edema, reduz também a retenção de líquido no local e ameniza o aspecto da celulite...); para pessoas que trabalhem a maior parte do tempo sentadas ou em pé, que ocasiona inchaço e sensação de peso e/ou cansaço nas pernas; para quem possui alterações vasculares que podem ter como queixas estas mesmas sensações já citadas; entre outras indicações específicas.
     Não é um tratamento indicado para emagrecimento, perda de medidas por reduzir gordura localizada ou para acabar com a celulite. A drenagem linfática é capaz de auxiliar nestes casos, mas não pode ser utilizada isoladamente; pois o resultado não será satisfatório. Para estes casos, existem outras técnicas próprias para solucionar cada caso especificamente. Pode ser indicada a associação da massagem e da drenagem linfática juntamente com outro tratamento para estes casos.
     A drenagem linfática deve ser indicada para quem precisa dos benefícios de melhora da circulação vascular e linfática, para reduzir edemas (inchaços), prevenir ou melhorar a sensação de cansaço e peso nas pernas, para amenizar o aspecto da celulite, para os casos já citados anteriormente, entre outros benefícios específicos da drenagem linfática, que podem ser orientados após avaliação da necessidade de cada caso.
     É importante que seja realizada por fisioterapeutas qualificados para que seja indicada e realizada de forma correta; para que assim possam ser obtidos os reais benefícios da técnica de drenagem linfática.