Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 07:08:51
EM CAMPO LARGO  | 21º
Saúde

Hábitos de higiene previnem

Com o medo da nova gripe, bons hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal, são reforçados pela mídia

Hábitos de higiene  previnem

Com o medo da nova gripe, bons hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal, são reforçados pela mídia, nos postos de saúde, nas escolas, no ambiente de trabalho e em locais públicos. Segundo os médicos, as crianças serão as mais beneficiadas com este reforço, já que elas transmitem o vírus da nova gripe por mais tempo que os adultos - em média 14 dias - e que, se elas incorporarem estes bons hábitos, contribuirão para que outras doenças não se disseminem.
"Se avaliarmos os pontos positivos desta pandemia, a retomada dos bons hábitos de higiene será um, principalmente porque as crianças foram diretamente envolvidas. Elas naturalmente aprendem com mais facilidade e tendem a cobrar os adultos para que ajam como elas. Com isso, se previnem de outras doenças infectocontagiosas, como por exemplo, conjuntivite, viroses respiratórias, rotavírus e doenças próprias da infância", afirma o infectologista Alceu Fontana Pacheco.
ESQUECIMENTO - Os adultos também estão se policiando mais, no entanto, na medida em que o risco de contaminação diminui, estes hábitos tendem a ser esquecidos. "Lavar as mãos sempre que chegar da rua, antes de comer, e depois de ir ao banheiro deveria ser rotineiro. E, quando não existir a possibilidade da lavar as mãos, o álcool 70%, líquido ou gel, com registro na Anvisa, pode ser usado como alternativa eficaz. Já o sabonete não precisa necessariamente ser líquido ou cheiroso. Aquele sabão feito em casa, receita da vovó, também serve. O importante é que a lavagem seja bem feita, com bastante espuma", reforça o médico.
Além da lavagem frequente das mãos, as pessoas estão evitando dividir objetos de uso pessoal. Algumas até se recusam a dividir o pedaço do lanche do colega ou o gole do refrigerante. "Este é outro hábito que deveria ser reforçado. Se a pessoa tiver sintomas de gripe, o ideal é que ela separe seus próprios talheres e copos", complementa.
Outros bons hábitos também estão sendo reforçados e que devem ser mantidos, como cobrir a boca e o nariz com lenço na hora de espirrar ou tossir e a limpeza das superfícies lisas, como mesas, telefones, maçanetas, teclados e mouses com álcool líquido.
ORIENTAÇÕES - Os pacientes que apresentam sintomas de gripe devem ficar em isolamento domiciliar durante sete dias - período de incubação do vírus H1N1. Neste período devem evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, de preferência com um lenço descartável.
Já as pessoas que não estão doentes devem evitar locais com aglomeração populacional, lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel, evitar tocar os olhos, nariz e boca antes de limpar as mãos, e manter as janelas abertas e ambientes bem arejados. Para mais informações, acesse www.novagripe.pr.gov.br.